Saiba identificar sites e anúncios fraudulentos

Compartilhe:

Saiba identificar sites e anúncios fraudulentos

No mundo em que vivemos, a internet é cada vez mais parte indispensável na vida de cada um. Durante e após a pandemia de Covid-19, muitos processos burocráticos, administrativos e de compra e venda foram descentralizados dos pontos físicos e direcionados para a internet. As compras on-line aumentaram exponencialmente, fruto da necessidade de nos mantermos em casa durante o período da restrição do contato social, o que também criou uma mudança no comportamento do consumidor. Mesmo após o fim da pandemia e do isolamento social, as compras on-line ainda representam parte importante do setor de varejo, o que ressalta o poder e a força do E-commerce na vida de cada um e na dinâmica das empresas, afinal, existem vantagens e facilidades em se comprar on-line.

Entretanto, apesar das “facilidades”, alguns cuidados devem ser tomados ao se adquirir mercadorias na internet, uma vez que, criminosos utilizam dessas plataformas para publicar anúncios duvidosos, promover golpes, coletar dados pessoais dos usuários, veicular sites falsos e comercializar mercadorias tidas como “piratas”. Neste sentido, reunimos algumas dicas de como se proteger ao realizar compras on-line:

  1. Ao acessar um site de vendas, cheque sempre a forma como as informações são apresentadas. Em outras palavras, confira se no site consta o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, informação que todas as empresas que operam no Brasil devem ter), o endereço da empresa, analise o layout e a aparência do site (se o nome da companhia e os dados estão escritos com a grafia correta e as logomarcas) e em alguns casos, confira o link do site, se possui um domínio com a grafia igual ao nome da companhia, e para sites nacionais, se o “br.”, aparece no final.
  2. Após realizar a etapa anterior, se atente aos preços apresentados. Condiz com o que está sendo praticado no mercado? Em comparação a concorrência, os valores estão similares ou muito abaixo? Os descontos oferecidos são exagerados? Nesses casos, vale a pena ainda checar outros sites E-commerce para comparação de valores.
  3. A empresa possui processos ou reclamações em relação a atendimento, envio de mercadorias ou golpes em sites de reputação? É interessante conferir, caso possível.
  4. Em último caso, antes de finalizar a compra, em caso de dúvida é recomendado que você consumidor entre em contato com os canais oficiais divulgados pela empresa (Telefone, E-mail e Whatsapp) para confirmar a veracidade dos sites de venda e os anúncios apresentados.

Estar conectado e antenado na internet e na vida digital não impede que os usuários sejam vítimas de fraudes online. Seja através de compras, mídias sociais ou lazer, aprender a lidar com o processo da internet é importante, visto que, cada vez mais, estamos todos suscetíveis a receber conteúdos de caráter duvidoso, golpes, anúncios fraudulentos, sites de e-commerce falsos e propagandas enganosas.

Fontes:

https://www.techtudo.com.br/noticias/2023/03/como-saber-se-um-site-e-seguro-ou-falso-8-dicas-para-analisar-links-edsoftwares.ghtml

https://www.gov.br/pt-br/servicos/consultar-cadastro-nacional-de-pessoas-juridicas

https://consumidormoderno.com.br/pandemia-ecommerce-dafiti/

https://g1.globo.com/economia/noticia/2023/05/11/com-pandemia-comercio-eletronico-cresce-e-movimenta-r-450-bilhoes-em-tres-anos-no-pais.ghtml

https://jornal.usp.br/?p=870268