Regras para a esterilização de materiais em consultórios odontológicos
Regras para a esterilização de materiais em consultórios odontológicos
Bactérias, fungos, vírus, protozoários são apenas alguns exemplos dos micro-organismos presentes em todo lugar. Micro-organismos estes que, em alguma parcela são capazes de ocasionar contaminação e propagar doenças e infecções. Dessa forma, surge o conceito de Biossegurança.
A Biossegurança é uma das partes mais importantes da Odontologia, senão também da área da saúde. É o estudo que diz respeito as práticas que devem ser desempenhadas pelos profissionais da área da saúde, de modo evitar a contaminação dos seres humanos, animais e também do meio ambiente. Nesse caso, quando o profissional for cuidar de um paciente,
Não é diferente com o nosso produto “Kit Sigma 2P”®, composto por: 1 Alta Rotação Sigma Air 3s PB® e 1 Alta Rotação 4S PB G LED®. Há duas sugestões de procedimentos que devem ser realizados antes e depois da sua utilização para realização da assepsia: A) Autoclavagem; B) Limpeza com Álcool 70. Para a autoclavagem, ao inserir a peça no equipamento, é necessário a limpeza dos excessos e a utilização de papel grau cirúrgico, com escolha de temperatura até 135 cº. No caso da limpeza com álcool 70, você pode realizá-la com o auxílio de uma gaze ou algodão após a cirurgia/procedimento, de modo a retirar as impurezas ou resíduos que possam estar na sua alta rotação.
Dito isso, faz-se importante discutir e alertar sobre biossegurança e o quais procedimentos devem ser realizados para realizar a assepsia dos equipamentos e evitar ao máximo a contaminação do paciente.
Fonte:
https://fiocruz.br/noticia/2014/05/biosseguranca-o-que-e