O que é torque? E como funciona?

Compartilhe:

Torque é uma grandeza física. É a medida quantitativa de uma força aplicada em um movimento de rotação. Portanto, para instalar implantes é fundamental determinarmos o torque a ser utilizado no motor. A importância do torque está na verificação da constância principal dos implantes e aperto de parafusos na fase protética para que as peças não se soltem ao longo do tempo.

Uma das perguntas que recebemos é: Quanto maior o toque melhor?

Os implantes dentários e seus componentes são peças super sensíveis. Todas as fábricas e empresas que trabalham com implantes dentários fazem inúmeros testes e estudos. Cada fabricante tem suas recomendações sobre instalação de implantes e componentes; inclusive, com o torque máximo que as peças aguentam. Sendo assim, o melhor torque é aquele indicado pelo fabricante. Seguir as informações que acompanham o manual do produto é extremamente necessário para evitar uma possível fratura de uma conexão ou de um implante dentro da maxila ou da mandíbula de um paciente. Tenha sempre o manual do fabricante como seu principal aliado.

Essa não é uma dica apenas para os implantes e seus componentes, mas também para os equipamentos que fazem sua instalação; como: motores de implante e contra ângulos. Seguir o manual garante a qualidade no procedimento e a vida útil de seu produto.