Novembro Azul: apoie a causa e motive seus pacientes

Compartilhe:

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.

O aumento observado nas taxas de incidência aqui no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Só em 2017 cerca de 61 mil novos casos foram detectados.

Em apoio à causa Novembro Azul, separamos algumas informações importantes para que você fique por dentro da doença. Também, para que possa informar seus pacientes sobre o assunto.

Quais os sintomas?
- Dificuldade de urinar;
- Demora em começar e terminar de urinar;
- Sangue na urina;
- Diminuição do jato de urina;
- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Em fase inicial, o câncer, geralmente, não apresenta sintomas. Mas é sempre importante prestar atenção em todos os detalhes e, claro, fazer os exames preventivos.

Exames que detectam o câncer de próstata

Exame de toque retal: o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata.

Exame de PSA: é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.

Dentista, entre no clima e incentive a prevenção

Como forma de incentivo à prevenção uma possível ideia de apoio ao movimento Novembro Azul seria a elaboração de cartazes para espalhar na recepção e no próprio consultório com informações relevantes a respeito da doença e seus sintomas mais comuns. Além disso, uma conversa franca com seus pacientes pode ajudá-los no esclarecimento de dúvidas e tabus relacionados ao tema.

Fonte: Blog Dental Cremer. Disponível em: https://blog.dentalcremer.com.br/novembro-azul-apoie-a-causa-e-motive-seus-pacientes/. Acesso em: 31/10/2020.