Modelos estratégicos de negócio em odontologia para você que quer abrir um consultório odontológico

Compartilhe:

Descubra como diferenciar os seus serviços e quais públicos você deseja atender. ''Nada se cria, tudo se copia''. Já ouviu essa frase? Isso não é tão verdadeiro assim, porém, a reciclagem está na moda e você não deveria achar que sua proposta deve ser a mais original de todas. Conheço profissionais que ficam a espera de uma ideia brilhante e, enquanto essa mágica não acontece, eles não fazem nada.

O mercado apresenta várias oportunidades de diferenciação que podem ser usadas em seu negócio, basta ter as competências específicas e estar inserido em um negócio com alta disponibilização desse público-alvo.

 One stop shop (atendimento multidisciplinar)

Essa tendência está relacionada às pessoas que desejam comprar tudo em um só lugar. Resolver todas as demandas de Odontologia em um único endereço, para o paciente representa comodidade e economia de tempo. Você é capaz de se auto intitular one stop shop?

Melhor idade (idosos ativos socialmente e economicamente)

Tratar as pessoas com mais de 50 anos é uma grande oportunidade. Apesar de óbvio, esse mercado é bastante ignorado pelos profissionais da Odontologia. Atender essa demanda não é apenas uma questão de especialidades, a capacidade de adequação vai de detalhes como o sofá da recepção até a linguagem da recepcionista.

Acessibilidade (foco no atendimento popular)

É claro que existem premissas estratégicas para prosperar nesse mercado, como ter alta produtividade e custos baixos, pois assim será possível ganhar no volume, um pouco de cada um, mas com foco e bom trabalho. Podemos ver empresas no mundo todo alcançando êxito com a riqueza proveniente da base da pirâmide.

Mercado de luxo (foco em status e referência)

Na área de serviços, vale a pena ressaltar que o investimento necessário para criar o padrão de serviço de alta qualidade não é baixo, o investimento no staff é grande, mas, em compensação, em grandes centros urbanos pode-se contar com clientes de várias partes do país.

Kids e teens (foco no público infantil)

A prevenção é a Odontologia do futuro e o espaço pode ser inicialmente explorado entre jovens, mas a marca forte nessa área possibilitará um caminho interessante no relacionamento a médio e longo prazo.

Público LGBT

O mercado pink money é muito bem-vindo ao setor de serviços, pois muitos dos casais gays não tem filhos e, por isso, tem maior disponibilidade para investir em serviços, principalmente aqueles ligados à beleza e saúde.

Geração Y (foco em jovens executivos e tecnologia)

No Brasil, a geração Y representa um mercado com 20 milhões de pessoas, nascidos entre 1978 e 1990. É um mercado muito interessante, mas que vai exigir investimento em design, uma marca forte e autêntica, e facilidade de conexão, pois vivem nesse mundo, foram criados e cresceram com a internet.

SPA e day clinic (foco na entrega rápida dos serviços)

Existem algumas maneiras de você perceber se é o fornecedor adequado para as pessoas que compram o tempo como prioridade:
- Você tem capacidade produtiva para entregar no tempo combinado?
- Tem parceiros e fornecedores que vão acompanhar sua demanda?
- Tem um espaço que possibilite o repouso de quem está em tratamento?

 Essas são algumas das possibilidades que podem ser exploradas, considerando as competências que você possui como profissional e aquilo que te dá mais prazer em trabalhar

Cláudio Gór Gonçalves: Criador de um modelo específico de consultoria em marketing de serviços e comunicação para profissionais da saúde, atua junto as áreas da Medicina e Odontologia desde 1994. Sócio-fundador do Altera – Centro de Inteligência em Serviços e responsável pelas áreas de marketing estratégico e comunicação.

Fonte: Implant News Prótese News. Disponível: http://www.inpn.com.br/Materia/OdontologiaNegocios/132612. Acesso em: 26/11/2019.