Franquia de Saúde: tudo que o dentista deve saber para estabelecer múltiplos fluxos de renda

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Como estrutura de negócios, uma franquia de saúde certamente pode ser uma opção atraente. Com várias vantagens, esse tipo de empresa é bastante escolhido por profissionais da área médica e odontológica que desejam iniciar ou expandir seus empreendimentos sem grandes riscos associados.

Uma franquia de saúde oferece a vantagem de operar sob a bandeira de um negócio já estabelecido. A marca e as técnicas operacionais já estão testadas e prontas para serem implementadas em um novo local. Isso torna o modelo uma importante oportunidade para expandir sua atuação e seu faturamento.

Continue a leitura e veja tudo o que você precisa saber para investir em uma franquia de saúde!

1. PANORAMA DO MERCADO DE FRANQUIAS DE SAÚDE

A parte mais difícil de ter uma empresa, sem dúvidas, ocorre no estágio inicial, em que você precisa escrever um plano de negócios, realizar pesquisas de mercado, criar um produto viável, testar esse produto/serviço e, finalmente, escalar (se o teste for bom). A compra de uma franquia de saúde ajuda a pular essa enorme etapa.

O sistema já foi testado e provado que funciona. Agora, depende de você aplicar o sistema em seu mercado. As franquias trazem um nome que as pessoas conhecem e confiam. Fazer com que os clientes reconheçam sua marca é uma tarefa extremamente difícil, sobretudo a nível nacional. Esse é um valor agregado valioso.

Uma parte importante do sucesso de uma franquia de saúde é seu sistema facilmente replicável, que inclui o treinamento de funcionários em todos os locais em que os negócios são realizados. O proprietário receberá suporte integral, geralmente com treinamentos sobre procedimentos de abertura, operações diárias, uso de software de ponto de venda e muito mais.

A aceitação desse modelo é refletida nos números do mercado. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor voltou a crescer em 2020, com faturamento superior a 170 bilhões de reais, sendo 7% maior que o ano anterior, mesmo durante os meses de pandemia. Para o terceiro trimestre de 2020, os números também foram positivos, com crescimento de 6,1%.

A pesquisa revelou que, em 2020, o total de unidades do setor cresceu 5,2%, com um saldo de 7.570 novas operações, totalizando 153.704 unidades de franquias ativas no Brasil. Esse resultado foi mais que o dobro da variação registrada entre 2018 e 2019.

Também contamos com um suporte legal muito importante proporcionado pela lei nº 8.955, vigente desde 1994. A lei prevê os direitos e as obrigações de franqueadores e franqueados, o que faz do mercado de franquias no Brasil um negócio sério e organizado.

Os cuidados de saúde existem independente das condições econômicas, e a demanda por serviços aumenta a cada ano. Por esse motivo, de acordo com os dados divulgados pela ABF em 2020, o segmento de saúde, beleza e bem-estar é o 2º maior do país, com mais de 30 bilhões de reais em faturamento (perdendo apenas para Alimentação).

A expectativa da associação para 2021 é um aumento de:
- 8 a 10% no faturamento;
- 5 a 6% das unidades;
- 1% das redes;
- 5% em novos empregos.

Esse cenário revela um setor aquecido que, somado às ações do governo para impulsionar a iniciativa privada, está recebendo grandes investimentos em vários estados brasileiros.

2. POR QUE INVESTIR EM UMA FRANQUIA DE SAÚDE

Adquirir uma franquia de saúde é interessante, principalmente, para proprietários de empresas iniciantes. Na maioria dos casos, elas oferecem uma maneira testada e comprovada de fazer negócios, que remove diversos riscos de inicialização. Alguns dos benefícios incluem:
- reconhecimento da marca;
- suporte de marketing;
- conhecimento de produtos ou serviços no mercado;
- sistemas comerciais estabelecidos com suporte contínuo;
- territórios operacionais geográficos designados que gerenciam a concorrência;
- poder de compra combinado com fornecedores;
- taxas de falha reduzidas em comparação com outras empresas iniciantes.

A primeira coisa que temos que destacar é a diferença entre uma moda passageira e uma tendência sustentável. Infelizmente, alguns modelos de franquia foram construídos sobre modismos e não tiveram sucesso a longo prazo.

Os modismos podem fazer sentido financeiro para alguns modelos de negócios que oferecem produtos comercializados em massa enquanto a moda está “quente”. Contudo, talvez não seja uma boa opção para uma franquia de saúde devido, principalmente, ao modelo de crescimento a longo prazo do qual ela depende.

Uma tendência sustentável, por outro lado, é uma mudança no mercado que ocorre por vários motivos e criam uma nova realidade. Isso também gera excelentes oportunidades para quem pode “ler a tendência” e entrar no momento certo.

Todos já ouvimos a frase “lugar certo na hora certa”, e vimos muitas pessoas ficarem ricas ao aproveitar as tendências com potencial de crescimento ascendente.

Uma dessas tendências é a fusão da assistência médica com franquia. O setor de saúde está começando a adotar o modelo de franquia para organizar proprietários/operadores e expandir. A seguir, elencamos alguns dos principais motivos para isso.

REÚNE MÉDICOS, DENTISTAS, CLÍNICOS E EMPRESÁRIOS, O QUE CRIA UMA NOVA SINERGIA PARA O SUCESSO

Médicos, dentistas e clínicos recebem uma educação incrível para suas respectivas práticas médicas ou odontológicas, mas quase nenhum treinamento em gestão. Isso é chocante quando você considera que a maioria desses indivíduos acaba fundando um negócio próprio.

Muitos médicos e dentistas lutam com o lado comercial de sua prática e desejam focar em ser médico / dentista. Muitas das novas franquias oferecem opções de parceria, onde médicos, dentistas e quaisquer outros profissionais podem possuir, juntos, uma unidade. Dessa forma, os médicos e dentistas podem se concentrar na prática e os demas profissionais podem focar na construção do negócio, marketing, recursos humanos, tecnologia, liderança, operações e finanças.

DISPONIBILIZA ASSISTÊNCIA DE NEGÓCIOS

Ao adquirir uma franquia de saúde, você está comprando um conceito estabelecido (inteligência de negócios) que foi bem-sucedido em diversas regiões e, para que esse modelo seja replicado em novas unidades, os proprietários recebem assistência durante todo período de gestão. Com a parceria, o franqueado recebe todo o equipamento, suprimentos e instruções necessárias.

Em muitos casos, há um treinamento contínuo e ajuda com gerenciamento e marketing. Por exemplo, uma unidade colherá os benefícios das campanhas nacionais de divulgação da marca (financiadas pela empresa matriz).

OFERECE AO CONSUMIDOR UMA EXPERIÊNCIA DE MARCA RECONHECÍVEL E CONSISTENTE

Muitas pessoas pensam em fast-food quando veem a palavra franquia, mas as marcas das quais dependemos diariamente e confiamos em nossas maiores decisões tendem a ser de franquia. Hoje, o consumidor está muito familiarizado com tais marcas e se sente confortável com o modelo de negócios.

Isso permite que o operador aproveite os benefícios de uma franquia de saúde com marca reconhecida, o que faz com que pareçam maiores e cresçam ao adicionar mais locais.

OFERECE AOS MÉDICOS E CLÍNICOS A CAPACIDADE DE COMPETIR COM GRANDES ORGANIZAÇÕES

Muitos médicos e clínicos estão tendo dificuldade em permanecer expostos devido às grandes empresas que chegam aos seus mercados. As organizações médicas e odontológicas corporativas estão crescendo e dominando regiões em tempo recorde. Eles têm enormes orçamentos de marketing e infraestrutura aos quais os pequenos profissionais não têm acesso.

As organizações de franquia reúnem proprietários de empresas individuais sob uma marca e oferecem benefícios como poder de compra, sistemas de marketing e operações, treinamento, além do suporte ao franqueado. Todos esses elementos nivelam o campo de atuação para os operadores não apenas competirem, mas crescerem e prosperarem.

3. TENDÊNCIAS DE CUIDADOS COM O CORPO E PREOCUPAÇÕES ESTÉTICAS

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), mesmo com a crise no país, o mercado de estética cresceu 567% nos últimos cinco anos, empregando mais de 480 mil profissionais. Em 2020, o setor movimentou 47,5 bilhões de reais. A expectativa da associação para 2021 é um aumento de 2% no faturamento.

Então, se você é um veterano do segmento ou se está apenas começando, essa é uma indústria em ascensão, cheia de oportunidades para todos. A seguir, listamos algumas das tendências estéticas médicas que você precisa conhecer.

DEMANDA CRESCENTE POR UMA SOLUÇÃO HOLÍSTICA DE TRATAMENTO

Os pacientes buscam comodidade e soluções completas. Para atender essa demanda, as clínicas estéticas estão se reposicionando: de lugares onde um tratamento estético é realizado para verdadeiros centros de bem-estar.

Esses centros veem o bem-estar como um todo e oferecem uma variedade de soluções para atender às preocupações do paciente. Por exemplo, além de realizar tratamentos na pele, o paciente é convidado a consultar um nutricionista e um especialista em condicionamento físico.

AUMENTO DA REGULAMENTAÇÃO SOBRE TRATAMENTOS ESTÉTICOS

À medida que o campo estético se tornou mais lucrativo, houve um aumento no número de tratamentos realizados sem as qualificações corretas ou com o uso de materiais proibidos. Órgãos reguladores de todo o mundo começaram a tomar medidas contra essas práticas ilícitas e introduziram uma variedade de multas e repreensões.

AUMENTO NAS CADEIAS ESTÉTICAS E FRANQUIAS

O setor de franquias cresceu 7% no 1º trimestre de 2020. No acumulado em 12 meses, a alta no faturamento foi de 7,5%, subindo de R$ 165,2 bilhões para R$ 177,5 bilhões.

Desde então, o mercado tem sido dominado por pequenas empresas independentes. No entanto, isso está mudando, de modo que as redes médicas vêm ganhando força.

A pesquisa trimestral da ABF apontou, ainda, que houve mais lojas abertas que fechadas no 1º trimestre de 2020, resultando num saldo positivo de 2,5%. Hoje, existem 156,7 mil unidades de franquias no país. O segmento de saúde, beleza e bem-estar cresceu 9,2% no mesmo período.

TRATAMENTOS NÃO INVASIVOS

Os pacientes estão optando cada vez mais por tratamentos não invasivos ao invés de alternativas cirúrgicas. Dentre os principais motivos, podemos citar os menores riscos de tratamento, maior custo-benefício e resultados mais rápidos. Além disso, há um aumento na aceitação e popularidade desses tratamentos em homens.

Nos últimos anos, houve um aumento de cerca de 400% dos procedimentos realizados em pacientes masculinos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Alguns dos tratamentos mais comuns são:
- harmonização facial com Grid 21;
- inomodelação;
- toxina botulínica;
- bioestimuladores para o contorno da mandíbula;
- ultraformer corporal;
- laser de baixa frequência para o couro cabeludo;
- odontológicos (facetas de porcelana, lentes de contato e clareamento).

MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO E AVANÇOS TECNOLÓGICOS

Novas tecnologias e inovações tendem a roubar os holofotes a cada ano, ganhando picos em pesquisas online que podem desaparecer com o tempo, mas geralmente levam os consumidores a explorar tratamentos semelhantes.

Com conversas mais francas sobre procedimentos de beleza modernos surgindo nas mídias sociais, além de muitas celebridades e influenciadores discutindo seus tratamentos, o estigma em torno da estética médica tem diminuído.

Com essa discussão mais aberta, juntamente com os avanços tecnológicos, tratamentos estéticos médicos (procedimentos mínimos e não invasivos) estão se tornando muito mais acessíveis a uma maior parcela da população.

Com o crescente número de possíveis procedimentos feitos na “hora do almoço”, o tempo não é mais uma restrição. A tendência de personalização também deve continuar, visto que os pacientes estão buscando soluções sob medida e recomendações de fontes confiáveis​.

Todos esses fatores contribuíram para um setor de estética médica mais acessível, com uma barreira de entrada mais baixa. Em outras palavras, as possibilidades de crescimento são enormes — o mercado continua se abrindo e o estigma social continua caindo.

4. FRANQUIA DE CLÍNICA ODONTOLÓGICA

A odontologia está passando por muitas mudanças — a maior delas está na percepção dos pacientes. Há alguns anos, a profissão era orientada para a família ou uma comunidade. Por exemplo, a maioria dos nossos pais e avós costumavam visitar um ou dois profissionais, sendo os “dentistas da família”.

A saúde dental de uma pequena comunidade sempre foi atendida por poucos dentistas daquela área. Em certo sentido, a odontologia costumava ser mais pessoal. Esse tipo de prática odontológica ainda existe, mas está diminuindo em ritmo acelerado.

Com a transformação digital na odontologia e aumento da concorrência, as atividades individuais gradualmente se transformaram, criando extensas redes de uma determinada marca.

Inicialmente, apenas algumas empresas com muito capital poderiam aderir, mas nos últimos 10 a 15 anos, muitas franquias dentárias evoluíram em todo o mundo. Os dentistas que estavam com dificuldades no mercado odontológico decidiram se unir ao fortalecimento do sistema de cadeias dentárias.

Você não deveria se surpreender. Em todos os países (desenvolvidos e emergentes), os dentistas se agrupam em redes de franquia de saúde antes que qualquer companhia internacional (com grande poder de investimento) entre no mercado.

A empresa odontológica, particularmente, levanta um grande capital para a construção da marca, cria uma operação escalável e permite que outras clínicas dentárias utilizem sua marca e modelos de gestão.

Sim! Vivemos a era da franquia odontológica. No entanto, alguns cuidados na escolha da sua rede são importantes, conforme mencionamos a seguir.

ESTRATÉGIA SIMPLES

Se é muito complicado de entender, provavelmente não é a solução certa para você. Para evitar dores de cabeça, procure por uma franquia de saúde que ofereça um modelo de negócios claro e direto.

MODELO DE NEGÓCIOS PREVISÍVEL, CONFIÁVEL E ESTÁVEL

Verifique se a rede desenvolveu um processo de operações comerciais comprovadas e estratégias de publicidade e marketing, bem como procedimentos gerais para iniciar e gerenciar unidades rentáveis.

O modelo de atendimento precisa ser eficaz e em constante aprimoramento. Prefira uma franquia que está sempre considerando soluções inovadoras para tornar sua empresa mais eficiente.

EQUIPE EXPERIENTE

A equipe corporativa precisa de profissionais especializados em negócios, medicina e franquia. É essencial obter todo o suporte necessário para prosperar como proprietário de uma ou várias unidades.

ENTENDA A SUA CONCORRÊNCIA

Considere cuidadosamente o cenário competitivo antes de selecionar a oportunidade certa para você. Para se posicionar de forma exclusiva e dominar um mercado altamente fragmentado, observe os diferenciais, o know-how e o reconhecimentos da franquia.

OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO E ESCALABILIDADE

Verifique se você está em parceria com uma central voltada para operadores de várias unidades (multifranqueado). É interessante preferir empresas com o foco em desenvolvimento e escala.

MÚLTIPLOS FLUXOS DE RENDA

Procure oportunidades que ofereçam vários produtos e serviços auxiliares que gerem receita. Verifique, também, se os custos operacionais, despesas da clínica e taxas da franquia tornam a escala acessível. Uma conversa com atuais proprietários pode sanar boa parte desses questionamentos.

5. VANTAGENS DE INVESTIR EM FRANQUIA DE CLÍNICA ODONTOLÓGICA

Administrar um consultório odontológico nunca é um trabalho individual. Embora seja baseado no dentista, existem muitas outras áreas que desempenham um papel importante.

Uma clínica odontológica tem sucesso quando todos os componentes do sistema trabalham juntos: marketing, finanças, gestão de pessoas, contábil e operacional.

Para qualquer dentista, pode ser assustador gerenciar, sozinho, todos os aspectos de uma clínica odontológica. A prática individual pode ser muito estressante, isso sem contar que:
- a expectativa do paciente é alta (e está aumentando a cada dia);
- eles esperam uma experiência confortável no tratamento odontológico, além de preços competitivos;
- para fazer uma clínica confortável e bem mobiliada, é necessário um investimento razoável (o que pode comprometer seu capital de giro no início da operação).

As redes de franquias vêm com enormes investimentos em marketing e um modelo estruturado. Elas auxiliam na escolha do local e dos melhores equipamentos odontológicos. Dessa forma, você pode focar na sua especialização de atendimento. Veja, a seguir, outros benefícios para franqueados.

RECONHECIMENTO DO SERVIÇO

Uma empresa de franquia oferece um produto/serviço que é comercializado local, nacional ou internacionalmente há anos. Ao investir no negócio, você está adquirindo os direitos de ofertar algo com o qual muitas pessoas já estão familiarizadas.

AJUDA DE MARKETING

As franquias se beneficiam dos programas de marketing da controladora. As campanhas criadas pela matriz permitem que você tenha mais tempo para se concentrar nos atendimentos diários. Esse é um modelo ganha-ganha, pois estimula as vendas da sua unidade e, ao mesmo tempo, aumenta a arrecadação da rede.

TERRITÓRIO GARANTIDO

Na maioria dos casos, uma empresa controladora de franquia garantirá um território predeterminado e o ajudará a obter sucesso na região. Você pode trabalhar em um local exclusivo, sem o risco de concorrer com outra unidade da mesma rede.

APOIO E SUPORTE

Algumas empresas-mãe oferecem assistência inestimável aos locais de suas franquias. As opções de suporte podem incluir:
- centro de ajuda para questões contábeis;
- assistência no pagamento de suprimentos;
- materiais de marketing;
- treinamentos online e presencial (livro sobre franquias, cursos de vendas, gestão, atendimento e muito mais).

O treinamento fornecido pela matriz ajudará os franqueados a ganhar ou reforçar as habilidades necessárias para operar a empresa. Você também pode obter suporte de outros franqueados da rede (convenções ou reuniões anuais são comuns nesses sistemas).

SUPRIMENTOS

Ao iniciar um negócio, é necessário gastar tempo pesquisando fornecedores para encontrar aqueles com as melhores ofertas. Em uma franquia de saúde, por exemplo, você recebe acesso a fornecedores com os produtos e preços que permitirão tornar seus negócios mais lucrativos. É possível, ainda, aproveitar a economia de custos obtida com o poder de compra/negociação do grupo.

SUCESSO COMPARTILHADO

Uma empresa-mãe em crescimento também beneficia as franquias. Quando o público lê sobre o sucesso da marca, a notícia pode ajudar a melhorar a imagem dos parceiros. Um crescimento na receita da controladora pode ajudar a abrir mais recursos para as franquias.

Fonte: Sorridents Simples Como Sorrir. Disponível em: https://sorridents.com.br/business/franquia-de-saude-tudo-o-que-voce-deve-saber-para-investir/. Acesso em: 22/01/2021.