Fidelização de pacientes após as festas de final de ano

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Falta menos de um mês para as festas de final de ano e todo mundo já se prepara para o período de confraternizações e recesso. Esse frenesi todo faz com que muitos se esqueçam de fazer suas revisões odontológicas, transformando-as em mais uma promessa de ano novo! Mas como garantir a fidelização de pacientes após um período de tanta correria?

Uso de aplicativos de mensagens

Obviamente, fazer um bom trabalho é o ponto principal da fidelização da clientela. Porém, precisamos utilizar alguns mecanismos para lembrar o paciente da importância de iniciar ou dar continuidade aos tratamentos. Para isso, a tecnologia é aliada quando o objetivo é “se fazer visto”.

Um recurso importante é a utilização de aplicativos de mensagens, como o WhatsApp. A versão “Business” desse app permite a criação de uma conta comercial, com os dados da empresa (como localização, e-mail, horários de atendimento) bem como a programação de mensagens. O profissional pode, por exemplo, informar o período de recesso, a data de retorno e já orientar o paciente sobre situações emergenciais e de marcação das consultas.

Redes sociais sempre atualizadas

Atualizar as redes sociais do consultório também ajuda muito. Posts programados com conteúdo informativo de interesse geral fazem com que o paciente não se esqueça de você. Além de promoverem educação em saúde e serem ferramentas de marketing poderosas, as redes sociais são um canal de comunicação entre você e seu paciente de maneira rápida e efetiva.

Afinal, quem nunca ficou em dúvida quanto ao horário de funcionamento de um estabelecimento nos recessos? Se está funcionando ou não, quando voltará a funcionar etc. Nas redes sociais você pode comunicar os pacientes dos horários diferenciados de final de ano do seu consultório, algo simples, mas que faz a diferença. Vale também investir em empresas especializadas na criação de imagens e produção textual, ou até mesmo assinar serviços de conteúdo de marketing digital. O que não se deve é deixar de atualizar as mídias, visto que hoje são ferramentas importantes na captação de clientes.

Investir em relacionamento com o paciente

Aproveite que o mês de janeiro é, normalmente, um mês mais tranquilo e invista no relacionamento com o paciente. Você pode enviar uma mensagem desejando que ele tenha um ótimo ano, enviar dicas de como ele pode melhorar a saúde bucal neste novo ciclo…

Ano novo, escova nova: lembre o paciente de que ele deve trocar a escova de dentes caso ele já esteja usando a mesma escova há mais de 3 meses. Se quiser ir além, pode convidá-lo a ir ao seu consultório para buscar uma escova de brinde, existem várias empresas que disponibilizam inúmeras opções de Escovas Personalizadas, onde você grava seu nome e telefone, dessa maneira, você ficará mais presente no dia a dia do seu paciente.

Manter sempre contato

Conforme foi pontuado, existem diversas ferramentas que são suas aliadas. Além disso, algo bem importante é a frequência com que você se comunica com seus pacientes e futuros pacientes. Não fique muito tempo sem manter contato, softwares de gestão enviam mensagens automáticas para os pacientes lembrando-os das consultas e datas de retornos. E isso faz muita diferença porque as pessoas simplesmente esquecem das consultas marcadas, ainda mais quando o agendamento é feito para datas mais distantes.

A fidelização é um processo constante, desse modo, estreitando o relacionamento, é mais provável que ele retorne para revisões ou dê continuidade nos tratamentos já iniciados no ano anterior.

Fonte: Blog Dental Speed. Disponível em: https://blog.dentalspeed.com/conteudo-especial/fidelizacao-de-pacientes-apos-as-festas-de-final-de-ano/. Acesso em: 23/10/2020.