Equipamentos indispensáveis para montar um laboratório de prótese dentária

Compartilhe:

Montar um laboratório de prótese dentária é um sonho de muitos profissionais desta área. Para esse plano se concretizar, como em qualquer outro negócio, é preciso planejamento e, claro, investir em bons equipamentos de uso especializado. Caso você não saiba ao certo o que é preciso para montar o seu laboratório de prótese dentária, acompanhe as sugestões listadas abaixo:

1. Recortador de Gesso

O recortador de gesso é um equipamento para aparar e dar acabamento em modelos feitos em gesso. Com ele é possível programar a construção de moldes e ainda diversificar a produção de forma padronizada. Além disso, sua facilidade está em impedir o vazamento de água ao recortar as peças e evitar a aderência do gesso em processos de desgaste. É um equipamento bem fácil de instalar e com sistema elétrico isolado que elimina qualquer risco de choque no operador.

2. Motor de Polimento

O motor de polimento é uma ferramenta para facilitar esse trabalho que antes era feito de forma manual. Isso porque ele permite mais brilho e acabamento em modelos de acrílicos, ligas de metais, ouros, pratas e resinas. Existem modelos com uma ou mais velocidades e é possível fazer todo o procedimento à seco, sem causar sujeiras no laboratório. Além disso, ao realizar o processo de polimento com o motor, os riscos de infecção cruzada diminuem bastante.

3. Fotopolimerizador

O fotopolimerizador é um aparelho emissor de luz de espectro azul. Seu comprimento de onda ativa uma substância presente na resina e endurece os materiais utilizados no laboratório. O objetivo é aumentar a durabilidade dos procedimentos restaurados, como sessões de clareamento dental, por exemplo. A variedade desse equipamento no mercado é ampla e hoje é possível encontrar aparelhos à base de LED ou luz alógena.

4. Panela Eliminadora de Bolhas

A panela eliminadora de bolhas é outro equipamento para laboratório de prótese dentária que você não deve abrir mão. Ela é utilizada para a polimerização do acrílico e sua principal função é eliminar as bolhas das próteses. Através desse procedimento, a peça ganha mais resistência e o resultado é um modelo com ótimo acabamento. Fácil de usar e transportar, é um dos equipamentos que aumentam a precisão do processo e ainda diminuem o tempo de trabalho.

5. Centrífuga para Prótese

A centrífuga para prótese é indispensável para o processo de fundição de metais com o maçarico. É uma ferramenta para evitar que o material fundido durante a centrifugação escape, mantendo-o dentro do recipiente. Para esse equipamento, existem diversos modelos e com diferentes funcionalidades. Portanto, o ideal é escolher uma opção que atenda melhor as necessidades do seu laboratório.

Escolher bem seus equipamentos de trabalho é uma etapa fundamental para a realização dos serviços. Por isso, liste tudo o que será necessário e priorize sempre as melhores marcas.

Fonte: Odonto Equipamentos. Disponível em: https://blog.odontoequipamentos.com.br/5-equipamentos-para-montar-um-laboratorio-de-protese-dentaria/. Acesso em: 22/06/2020.