Dia da Mães e a Odontologia

Compartilhe:

O desespero bateu quando muitos dentistas olharam para seus calendários e começaram a lembrar que têm que comprar presente para as próprias mães!! É neste momento que surge a lembrança de que no consultório existem várias pacientes que são mães também. O que fazer? como fazer? onde fazer? Ainda dá para fazer alguma coisa?

Sendo que o dia das mães é no próximo domingo (10 de maio), hoje ainda é dia de fazer algo, se você ainda não fez. Recomendo a leitura da notícia até o final para aqueles que ainda tem dúvidas sobre se vale ou não a pena promover datas comemorativas como esta. Como fazer? Bem, estamos aqui para dar algumas dicas e tentar ajudar.

Um grande problema que enfrentamos enquanto profissionais de saúde é a agitação do dia-a-dia. É uma verdadeira loucura. É a secretária que chega atrasada (quando não falta), é o protético que não entrega a peça prometida, é o contador que não manda o imposto para pagar, é a Auxiliar de Consultório Dentário (ACD) ou o Técnico em Higiene Dental (THD) que ficam doentes; bem,  são inúmeros contratempos que devem ser enfrentados e quem milita na odontologia sabe bem disto. Então alguns colegas de profissão me perguntam: Como poderia ter lembrado de fazer algo para o dia das mães? Sim, é difícil, mas vou continuar insistindo no mesmo tema: GESTÃO E CONTROLE e acrescento ainda mais um termo PLANEJAMENTO.

Tire um dia do mês que seja para pensar a longo prazo. Nós dentistas (e outros profissionais liberais) somos imediatistas. Vamos vivendo um dia de cada vez, sem nos preocupar tanto em planejar. Planejamento é algo simples e não deve ser encarado como um martírio.

Pegue a agenda e marque as datas que podem ser interessantes para se fazer uma campanha envolvendo seu consultório, seus funcionários e, principalmente, seus pacientes. Volte a agenda uns 30 dias e então comece o seu planejamento (não queira começar uma semana antes da data especial).  Pensando em datas comemorativas, crie um concurso da mãe ou pai com sorriso mais bonito, do desenho colorido mais legal no dia das crianças, estimule seus pacientes, use a criatividade e saia do lugar comum. Ahhh mas isso dá trabalho!! Sim, com certeza; mas como resultado, seu consultório odontológico passará a ser visto e reconhecido um local legal, agradável, simpático e o mais importante: LEMBRADO!!!! Não seja apenas o curador de dor de dente ou o “fazedor(a)” de próteses, ou “colocador(a)” de implantes, seja humano, seja sensível. Isto é marketing, isto é relacionamento, isto é cativar e assim fazer com que a sua carreira em odontologia prospere, muito além das paredes de seu consultório, do seu bairro e, às vezes, até mesmo da sua cidade.

Fuja da mesmice e, no mínimo, mande um e-mail para suas pacientes que são Mães até o próximo domingo (10 de maio). Com certeza elas vão lembrar de você e quem sabe não antecipam aquela consulta tão adiada devido à crise pela qual nosso país passa. E já se programe para o dia dos pais que ainda dá tempo!!!

Professor Marcos Rocha.

Fonte: Marketing em Odontologia. Disponível em: https://www.marketingemodontologia.com.br/2009/05/dia-das-maes-e-odontologia.html. Acesso em: 10/04/2020.