Como driblar a acomodação dentro do consultório odontológico

Compartilhe:

O profissional de Odontologia deve ter energia e coragem para enfrentar zonas ainda desconhecidas:

“Somos hoje mais de 7 bilhões de humanos. Mas, se fôssemos um animal que não trabalhasse, que não tivesse uma ação transformadora consciente e vivesse como os outros animais, apenas da natureza, stricto sensu, seríamos no máximo 10 milhões de nossa espécie, a começar pelo fato de que só poderíamos viver em regiões muito delimitadas do planeta”. Mário Sérgio Cortella

Este pequeno pedaço de um excelente texto faz a gente dar atenção ao fato de que a nossa ação no mundo é antinatural, ou seja, somos o que somos pela nossa ação de enfrentamento da natureza. Como estou no mercado da Saúde há muitos anos e na Odontologia em uma convivência diária, vejo que muitos profissionais estão abrindo mão de enfrentar as condições adversas e simplesmente buscando as áreas mais tranquilas, de clima propício para a existência da coleta e, de preferência, sem predadores e com uma natureza abundante. Só que não!

Não é preciso ser muito visionário para perceber que essa condição existia para o mundo da Odontologia até, no máximo, a metade dos anos 1990. De lá para cá, procurar oportunidade em cidades próximas à sua zona de conforto e com alto IDH – além de outras facilidades – acabou se tornando uma batalha sangrenta, onde vários profissionais se estapeiam por um número cada vez mais baixo de clientes por profissional, passando longe das 1.500 pessoas por dentista que propõe a OMS.

Reavalie as condições do jogo em que resolveu entrar. Ou você deixa claro que tem condições de ser quem faz a regra, como profissional que já tem autoridade e experiência, para não se sujeitar às regras impostas pelos outros, ou assuma-se jovem o suficiente para enfrentar os desconfortos de zonas ainda inóspitas nesse ecossistema, mas que prometem resultados muito mais interessantes em troca de sua energia e coragem.

Cláudio Gór Gonçalves: Criador de um modelo específico de consultoria em marketing de serviços e comunicação para profissionais da saúde, atua junto as áreas da Medicina e Odontologia desde 1994. Sócio-fundador do Altera – Centro de Inteligência em Serviços e responsável pelas áreas de marketing estratégico e comunicação.

Fonte: Implant News Prótese News. Disponível em: http://www.inpn.com.br/Materia/OdontologiaNegocios/132841. Acesso em: 09/12/2019.