A importância da existência de um roteiro de atendimento dentro do consultório odontológico

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Costumo classificar o momento da consulta como um dos mais importantes no fluxo de atendimento e infelizmente é muito comum ver profissionais que não se preparam adequadamente para realizá-la ou fazem de forma muito intuitiva.

Seguir uma sequência lógica na consulta pode fazer a diferença e fidelizar o paciente.

Entenda melhor por meio desses passos a seguir:

Diga ao paciente que, para que ele entenda o planejamento ele deverá compreender um pouco os problemas e suas causas: dê explicações gerais sobre os problemas e nessas explicações procure evidenciar a importância de um bom diagnóstico, de um bom planejamento, da participação do paciente e da relatividade de sucesso.

Mais importante que o que explicar é como a explicação é fornecida: os pacientes querem ver seu esforço na explicação, assim como sua paixão pelo que faz (confiança, segurança e empatia). Dessa maneira, utilize os recursos visuais que dispõe (lousas, arquivos em PowerPoint, vídeos etc.)

- Explique os problemas detectados, como estão e como poderão interferir na saúde geral do paciente: procure evidenciar os malefícios que esses problemas podem trazer para a vida pessoal, profissional e social do paciente.

- Converse com o paciente sobre os objetivos do tratamento: mostre a ele que ''o que fazer'' está relacionado com o objetivo do planejamento, e este ao poder aquisitivo do cliente.

- Dê previsões de investimento: este momento é importante para perceber se suas propostas estão dentro daquilo que ele espera e pode. Adapte as possibilidades.

- Demonstre as vantagens e desvantagens para cada procedimento: caso você tenha uma solução melhor, conduza o paciente com sua argumentação.

- Explique ao paciente as etapas do tratamento: neste momento, procure vender o que o paciente quer comprar em termos de conforto, segurança, rapidez etc.

- Converse sobre os benefícios: evidencie os benefícios, não os procedimentos.

- Certifique de sua compreensão e coloque-se a disposição.

 Com estes passos, acredito que suas consultas serão esclarecedoras e suas chances de fechar um tratamento também se tornaram maiores. Já falamos nesta coluna sobre a importância de proporcionar uma experiência ao paciente e sempre vale a pena dar uma olhada nestes artigos, visando sempre um atendimento que seja completo e integrado.

Vamos praticar?

Marinho Pinheiro Teixeira: Cirurgião-dentista – Unicid; MBA em Gestão e Marketing na Área da Saúde – São Leopoldo Mandic; Formação de Auditores Odontológicos – Fundecto; Coordenador Geral do Núcleo de Gestão e sócio do Altera – Centro de Inteligência em Serviços.

Fonte: Implant News Prótese News. Disponível em: http://www.inpn.com.br/Materia/OdontologiaNegocios/132601. Acesso em: 21/11/2019.