Você foi preparado para entregar o básico aos seus pacientes

Compartilhe:

Se há um propósito crucial em marketing, este é impactar o consumidor justamente nos momentos que mais influenciam seus julgamentos e decisões acerca de um produto ou serviço. Você já deve ter notado, por exemplo, que os fabricantes de TVs querem que os consumidores não apenas vejam seus aparelhos nas lojas, mas também que esses aparelhos exibam atraentes imagens coloridas e em alta definição.

Todos os produtos, sejam bens ou serviços, devem oferecer uma gama de benefícios ao consumidor. A ideia de benefício é a inserção desses elementos na mente do cliente. Para um bem como um desengordurante de cozinha, por exemplo, o conceito de benefício poderia incluir atributos ligados ao produto que vão além da mera qualidade ou a simples limpeza, como a rapidez de desengordurar, o que faz você ganhar tempo para fazer milhares de outras coisas.

Falando especificamente da Odontologia, durante toda a faculdade e até depois dela, nos preparamos para entregar o básico, o fim, ou seja, atender à necessidade pontual que as pessoas têm em relação aos seus dentes. Porém, cada grupo de pessoas espera que esta entrega seja feita de uma forma diferente, uns esperam rapidez; outros, conforto, outros procuram status, alguns desejam sofisticação, outros preços e condições de pagamento e por aí vai.

Oferecer ao cliente uma verdadeira experiência, muitas vezes não requer grandes investimentos. O simples ato de buscar o paciente na recepção e conduzi-lo até o consultório pode fazê-lo se sentir especial, o que automaticamente eleva sua percepção de qualidade quanto ao serviço que será prestado. É claro que poderíamos citar aqui diversas formas descomplicadas de surpreender quem escolheu você como dentista e pode ser um grande influenciador, trazendo inúmeras indicações.

Minha dica final é: procure ir além do básico. Se você apenas resolve problemas, provavelmente estará longe de alcançar o sucesso que deseja. Entenda que os consumidores mudaram. Eles esperam mais e cabe a você identificar como pode entregar isso.

Fonte: Implant News Prótese News. Disponível em: http://www.inpn.com.br/Materia/OdontologiaNegocios/132221. Acesso em: 10/10/2019.