Utilize o WhatsApp e otimize a comunicação do seu consultório odontológico

Compartilhe:

Dicas de como a tecnologia pode auxiliar no sucesso do seu negócio. O WhatsApp surgiu e conquistou muita gente. O aplicativo gratuito soma pelo mundo mais de 800 milhões de usuários. O mais legal é que essa ferramenta, quando bem utilizada, pode ajudar na comunicação entre a clínica e o paciente.

Muitos profissionais da saúde já aproveitam o aplicativo para falar com seus clientes. Segundo o próprio aplicativo, 72% dos usuários checam o WhatsApp todos os dias, em média 23 vezes por dia. Isso nos chama a atenção para a taxa de abertura das mensagens: dificilmente alguém não leia uma mensagem que recebeu.

A recomendação básica é que a clínica tenha um celular só para isso, assim, é possível limitar as respostas para o horário em que o negócio está em funcionamento, além de propor uma imagem mais profissional.

Vamos a alguns exemplos práticos sobre a utilização:
- Você já pensou em quanto tempo sua equipe gasta realizando as confirmações de consultas, ligando para os pacientes? Confirmar pelo WhatsApp pode otimizar o tempo dessa atividade;
- Que tal enviar uma mensagem de aniversário, fim de ano ou boas-vindas? Com toda certeza seu paciente iria se surpreender;
- O aplicativo também pode ser útil para que o paciente tire algumas dúvidas básicas, como: endereço da clínica, forma de pagamento, desmarcar um atendimento e por aí vai.

Antes de você começar a implementar essa ferramenta na comunicação da sua clínica ou do consultório, não se esqueça: pergunte ao paciente se ele deseja receber as mensagens. Para não o deixar constrangido perguntando isso pessoalmente, você pode incluir esse item na ficha que ele vai preencher.

Quanto à possibilidade de responder ou conversar com o paciente sobre questões clínicas pelo aplicativo (resultados de exames, orientações médicas etc.), isso deve ser avaliado e decidido por cada profissional.

Rafael Barros: Formado em marketing pela Faculdade Politécnica de Campinas; graduando em jornalismo pela Escola Superior de Administração Marketing e Comunicação (ESAMC); Redator e Social Media no Altera – Centro de Inteligência em Serviços.

Fonte: Implant News Prótese News. Disponível em: http://www.inpn.com.br/Materia/OdontologiaNegocios/132698. Acesso em: 02/12/2019.