Marketing Sensorial: veja como ele ajuda seu consultório odontológico

Compartilhe:

O consultor Cláudio Gór Gonçalves dá dicas de como implantar esse conceito no consultório odontológico.  Certamente você já deve ter entrado em uma loja e notado um perfume agradável e nunca sentido até então. Além disso, a música ambiente era prazerosa e tinha tudo a ver com o seu estilo. Coincidência? Não, longe disso! Você foi impactado diretamente pelo marketing sensorial, a tendência que está movimentando os profissionais que desejam investir no aumento do número de vendas, seja para produtos ou serviços.

Talvez você não saiba, mas segundo uma pesquisa realizada pela Nielsen, 70% das decisões de compra acontece no ponto de venda. Por esse motivo, é essencial investir em formas que estimulem o cliente, enquanto estiver em sua clínica ou consultório, a comprar mais do que pensou em fazê-lo ao cruzar a porta.

Esses conceitos se tornam ainda mais importantes na entrega de serviços ligados a saúde. A Odontologia convive com a imagem de ser uma terapia que causa dor e desconforto. O dentista é sempre caricaturado como uma pessoa que tem prazer em fazer seus clientes sofrerem. Não há dúvida de que esta não é uma imagem que colabora para o exercício da profissão. Assim, lançar mão de recursos que proporcionem mais bem-estar e minimizem as resistências trazidas pelos clientes é uma grande sacada.

Você pode estar se perguntando: “Como eu posso fazer isso?”. Uma das formas de começar é visualizando o design de interiores do seu consultório. Observe como se você fosse o público-alvo e a partir daí verifique se a imagem transmitida está adequada. Na recepção, deixe à disposição dos clientes revistas atualizadas, com temas que literalmente “falem” com eles. Além disso, por que não incluir um book com fotos e informações dos casos clínicos de sucesso que você já atendeu? Está aí uma bela forma de transmitir confiança e, consequentemente, “vender” seus serviços.

Estude o tipo de cliente que você atende e cuide do som ambiente. Que tal uma playlist personalizada para tocar durante o dia? A aromaterapia vai proporcionar mais tranquilidade ao seu cliente, estimular os sentidos e contribuir para uma experiência excepcional.

Cláudio Gór Gonçalves: Criador de um modelo específico de consultoria em marketing de serviços e comunicação para profissionais da saúde, atua junto as áreas da Medicina e Odontologia desde 1994. Sócio-fundador do Altera – Centro de Inteligência em Serviços e responsável pelas áreas de marketing estratégico e comunicação.

Fonte: Implant News Prótese News. Disponível em: http://www.inpn.com.br/Materia/OdontologiaNegocios/132289. Acesso em: 23/10/2019.