Você precisa de um site para sua clínica?

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É muito comum que os profissionais da saúde questionem a real necessidade de investir em um site. Posso dizer que algumas certezas de um passado recente estão cada vez mais fragilizadas como, por exemplo: “ninguém escolhe um profissional da saúde pela internet!”. Assim, vale a pena trazermos este tema para a nossa coluna.

Há muitos anos, uma década e meia atrás, era comum que eu dissesse aos meus clientes que a internet não era o lugar onde ele deveria apostar seus recursos e tempo. A justificativa era a óbvia: compradores de serviços de saúde optam pelo boca a boca e consultam aos seus círculos de convivência para eleger os candidatos. Esta forma de agir afasta os mesmos da pesquisa de profissionais da saúde através da internet.

O tempo passou e vi muita coisa ocorrer nestes anos. O primeiro fenômeno que me chamou atenção foi dos profissionais da Odontologia que estavam conseguindo grandes resultados na internet. Por trabalharem com especialidades para resolver casos de halitose, ronco e apneia, e pacientes com fobia, por exemplo. Como este grupo de pessoas não gosta de tratar destes assuntos publicamente, optavam pela busca de soluções na internet, de forma solitária e protegida. Assim, sites com informações sobre estes temas e bem trabalhados em programas de busca (Google) deram muitos resultados.

Um tempo depois, pude observar que profissionais que tivessem determinados endossos específicos também poderiam se destacar nas buscas pela internet. Destaco os que são muito ativos na área acadêmica e possuem um currículo lattes recheado de atividades, pois esta postura ativa na busca do conhecimento científico serve como um grande letreiro piscante que diz: sou atualizado e referência na área que você está procurando.

As pessoas não têm dificuldade para comprar um refrigerante, pois a decisão não requer grandes conhecimentos e o compromisso financeiro é muito baixo,. No entanto, quando elas precisam comprar um tratamento odontológico existe grande dificuldade em compreender tecnicamente o que se está adquirindo, o valor pode ser alto e, neste momento, ele precisa se apoiar em uma marca, ou em um endosso de terceiros, e ter um site pode ser uma das formas de se conseguir gerar estas percepções positivas nas pessoas.

Além disto, as vantagens mais comuns de se possuir um site hoje em dia são as seguintes:
• Facilitar o acesso ao seu negócio: qualquer pessoa com acesso à internet pode entrar na sua empresa, de qualquer lugar;
• Diminuição do custo de distribuição das informações: você pode passar informações aos seus clientes atuais e futuros através de seu site e de um plano de envio de e-mails a um custo muito mais barato do que os modelos tradicionais de envio, que envolvem os impressos e as postagens;
• Branding: com o seu site, você terá um domínio próprio que é algo distintivo e com ele poderá usar e-mails personalizados como: contato@nomedasuaempresa.com.br, que leva a marca de sua empresa ao invés de usar um e-mail gratuito. Isto gera credibilidade;
• Ser encontrado com maior facilidade: a maioria dos clientes usam os buscadores para procurar por informações antes de tomar decisões. Se você tem um site poderá trabalhar para melhorar suas posições nos buscadores;
• 24 horas por dia, 7 dias por semana: mesmo com a sua clínica/consultório já fechado à noite ou nos fins de semana, as pessoas podem acessá-lo, conhecer sua proposta, a estrutura, a equipe de profissionais e muito mais;
• Confiabilidade e atualização: as pessoas hoje perguntam o endereço do site de seu negócio e não se você tem um site. Ou seja, consideram básico possuir um, além disso, esse canal passa confiabilidade quando o cliente atual pode usá-lo para indicar seus serviços a outras pessoas.

Os futuros clientes podem tomar uma decisão de compra melhor, pois se eles estão decidindo entre a sua empresa e um concorrente, o seu site pode fazer a diferença entre quem fica com o negócio.

Uma página na internet permite que seus clientes recebam informações extras sobre seus serviços, isso pode seduzi-los e incentivá-los a sempre usarem seus serviços, por confiarem mais nas suas informações.

Enfim, são muitas vantagens e quando o seu site for combinado com ações nas redes sociais as chances de sucesso aumentam ainda mais, mas isto é assunto para outra coluna.

Fonte: Implant News Prótese News. Disponível em: http://www.inpn.com.br/Materia/OdontologiaNegocios/121814. Acesso em: 18/02/2019.