Sucesso na gestão dos funcionários da clínica odontológica

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Continuando a série sobre “Gestão de Pessoas”, depois de apresentar os modelos de gestão que utilizamos durante o processo de consultoria, é chegada a hora de iniciar as etapas da moderna coordenação de funcionários.

A primeira etapa, chamada de “Aplicar Pessoas”, significa criar um método de trabalho (processo) para ser capaz de identificar quais os cargos e as habilidades necessárias para que esse método seja executado de forma eficaz, ou seja, para conseguir alcançar os resultados esperados de forma real e efetiva.

Portanto, logo abaixo explico, passo a passo, como desenvolver um método de trabalho e, assim, promover experiências positivas aos clientes:
- Primeiro passo – identifique os principais ciclos de serviços (consulta inicial, consulta de emergência, primeira consulta de Ortodontia, consulta para finalização de trabalhos reabilitadores, day clinic etc);
- Segundo passo – verifique todos os passos do cliente durante a entrega dos serviços (atendimento telefônico, recepção, espera, consulta, negociação etc);
- Terceiro passo – crie ações que possam superar as expectativas dos clientes durante essa experiência;
- Quarto passo – determine os responsáveis por cada etapa do processo, indique as pessoas que serão responsáveis por cada ação, realize o desenho do cargo e a relação de tarefas de cada pessoa inserida nesse método;
- Quinto passo – identifique em quais momentos dos ciclos existe comunicação entre alguém da organização e o cliente;
- Sexto passo – elabore scripts de comunicação para fornecer base argumentativa para sua equipe;
- Sétimo passo – formalize e registre essas informações (por meio de manuais, fluxogramas, checklists etc).

Tenho certeza de que se você seguir as orientações acima será capaz de avaliar se sua equipe atual está adequada às suas necessidades organizacionais e, principalmente, se o seu método de trabalho está oferecendo aos clientes uma experiência que supere as expectativas deles.

Até o próximo capítulo da série sobre “Gestão de Pessoas”, no qual apresentaremos a segunda etapa: agregar pessoas, com informações sobre processo seletivo, perfis de contratação, recrutamento, entrevista e muito mais.

Marinho Pinheiro Teixeira
Cirurgião-dentista – Unicid; MBA em Gestão e Marketing na Área da Saúde – São Leopoldo Mandic; Formação de Auditores Odontológicos – Fundecto; Coordenador Geral do Núcleo de Gestão e sócio do Altera – Centro de Inteligência em Serviços.

Fonte: Implant News Protese News. Disponínel em: http://www.inpn.com.br/Materia/OdontologiaNegocios/131966. Acesso em: 06/05/2019.