Quatro sinais que indicam a presença de uma doença periodontal

Compartilhe:

A doença periodontal (também conhecida como gengivite ou periodontite) é uma condição progressiva e é considerada a principal causa da perda de dentes entre adultos no mundo.

Ela pode variar entre uma simples inflamação da gengiva até uma infecção séria que, finalmente, pode levar à perda de uma peça dental. Conhecer os sintomas dessa doença pode lhe ajudar a se antecipar frente aos problemas que ela pode causar.

Neste artigo, lhe explicamos os quatro principais sinais desta doença:
Sensibilidade ou sangrado da gengiva: uma gengiva que sangra durante a escovação, ao usar o fio dental ou enquanto você come é um dos sintomas mais comuns da infecção periodontal. As toxinas que se acumulam na placa causam uma infecção bacteriana que deixa os tecidos da boca propensos ao sangramento.

Mau hálito: ainda que o mau hálito seja multifatorial, uma de suas causas pode ser o acúmulo de velhas partículas de alimentos que se acomodam entre os dentes e abaixo da gengiva. Estas são as que levarão à periodontite.

Gengiva retraída: a periodontite, quando não é tratada, pode provocar a retração da gengiva e a perda dos dentes. Neste ponto, somente uma escovação adequada não será suficiente para tratar o problema. O dano é irreversível e precisa ser avaliado por um dentista.

Dentes frouxos: quando a gengivite evolui para uma periodontite, a parte da gengiva que sustenta os dentes fica debilitada devido à acumulação de placa. Enquanto os tecidos do osso acabam se danificando, os dentes se afrouxam e podem mudar de posição ou até cair.

Fonte: SHZ Odontologia. Disponível em: http://shzodontologia.com.br/2018/04/13/4-sinais-que-indicam-a-presenca-de-uma-doenca-periodontal/. Acesso em: 21/03/2019.