Quanto tempo dura uma restauração?

Compartilhe:

Que tipo de restauração?

Para responder a essa pergunta é preciso considerar uma série de variáveis, e a primeira delas é o tipo de restauração: resina, amálgama ou outro material? Em se tratando de restaurações diretas, a resina (restauração branca) e o amálgama (restauração metálica) são considerados materiais “definitivos”, enquanto outros materiais são ditos provisórios: restauração à base de óxido de zinco, etc... Em dentes de leite, esses materiais provisórios às vezes viram definitivos, permanecendo até que o dente caia.

Quanto tempo dura uma restauração provisória?

A restauração provisória dura, em média, de 6 meses a 2 anos, dependendo do material. Mas o quanto antes você restaurar o dente adequadamente, melhor. Restaurações provisórias não têm grande resistência mecânica, então o conjunto dente e restauração frágil, enquanto a restauração é provisória: possibilidade de queda da restauração, de quebra do dente. É um risco que se corre.

As restaurações provisórias são usadas para vários fins, entre eles: intervalo entre as sessões de tratamento de canal, intervalo entre as sessões de clareamento interno, quando é preciso remover a restauração “definitiva” de um dente que está doendo para ver se ele para de doer, enquanto se aguarda que um bloco fique pronto, etc...

Quanto tempo dura uma restauração de resina?

Isto depende de uma série de fatores: a forma (técnica) como a restauração foi confeccionada, a qualidade da resina, o tamanho e o local da restauração, os hábitos de higiene e alimentação da pessoa, etc... Qualquer restauração se deteriora como tempo e, dependendo da combinação dos fatores citados acima, isso pode acontecer mais lentamente ou mais rapidamente.

Um exemplo: se você fuma e a quantidade da resina utilizada na restauração for não mais que razoável, ela provavelmente vai amarelar logo. Ou ainda, se você tem uma higiene ruim, independentemente da qualidade da resina, suas restaurações vão durar menos, porque vai haver infiltrações (defeito nas bordas das restaurações, onde ela encontra o dente) antes. Em média uma restauração de resina dura 5 anos.

Quanto tempo dura uma restauração de amálgama?

Restaurações de amálgama não são muito bonitas, e até por isso estão caindo em desuso; os pacientes não querem mais a “massinha cinza”, sem falar na questão do descarte de resíduos.

Se existe uma restauração que realmente pode durar para o resto da vida – recebendo polimento de vem em quando – é a de amálgama. Claro que não é assim tão simples, essa longevidade depende das variáveis citadas acima. Mas, caso ela desgastar, fraturar, infiltrar pela margem ou se a pessoa não quiser trocá-la por razões estéticas, ela permanece. Em se tratando de duração, essa é a diferença entre amálgama e resina: a resina terá que ser trocada um dia, o amálgama, talvez não.

Fonte: Medo de Dentista. Disponível em: http://medodedentista.com.br/2015/12/quanto-tempo-dura-uma-restauracao.html. Acesso em: 18/08/2016.