Notícias

Aqui você confere todas as notícias do ramo odontológico.

Utilização do Protocolo “DSD” para otimização estética da reabilitação do edentulismo total bimaxilar com próteses fixas implantossuportadas

Notícias

Utilização do Protocolo “DSD” para otimização estética da reabilitação do edentulismo total bimaxilar com próteses fixas implantossuportadas

O protocolo de planejamento “DSD” (Digital Smile Design) vem sendo utilizado com muito sucesso em casos de pacientes dentados e parcialmente dentados. Este relato de caso clínico tem como objetivo descrever uma nova utilização desta ferramenta, para o planejamento de um paciente desdentado total, reabilitado com próteses fixas implantossuportadas. Paciente do sexo masculino, 67 anos de idade, não-fumante, portador de prótese total removível na maxilla, e reabilitação parcial com implantes na arcada inferior, procurou clínica particular para tratamento com implantes na maxila.

Os exames clínicos e radiográficos evidenciaram atrofia severa do rebordo maxilar, ao nível de osso basal, e severa extrusão e vestibularização dos dentes anteriores inferiores remanescentes. O plano de tratamento incluiu a instalação de quatro implantes zigomáticos, exodontia dos dentes inferiores remanescentes, explantação dos implantes posteriores, instalação de quatro implantes na região interforaminal, e reabilitação com próteses fixas implantossuportadas, em carga imediata. Após seis meses, iniciou-se o planejamento para confeção das próteses definitivas, utilizando-se o protocolo DSD.

A maxila foi reabilitada através da confecção de uma prótese com dentes cerâmicos, e a mandíbula com dentes acrílicos. Através da utilização do protocolo DSD, foi possível constatar que os métodos tradicionais de planejamento reabilitador para os desdentados totais, apesar de consagrados e comprovadamente eficientes, apresentam limitações para a obtenção de excelência estética no resultado final, pois alguns dos parâmetros de execução e avaliação são subjetivos e pouco precisos. O DSD torna o processo objetivo e sistemático, sendo assim, uma ferramenta auxiliar que favorece a obtenção de excelência estética nos casos de edentulismo total.

fonte: Revista APCD
imagem retirada de http://www.apcd.org.br/revistaestetica/