Notícias

Aqui você confere todas as notícias do ramo odontológico.

Teste da linguinha é lei

Notícias

Teste da linguinha é lei

Desde dezembro de 2014, todo recém-nascido deve fazer o Teste da Linguinha. O exame tornou-se obrigatório com a Lei 13.002/2014 e deve ser feito logo após o nascimento do bebê em hospitais e maternidades da rede pública ou particular.

O procedimento detecta se existe alguma alteração no frênulo lingual (também conhecido como freio), que é uma pequena membrana que liga a língua à parte inferior da boca. O problema leva o nome de anquiloglossia, popularmente conhecida como “língua presa”.

Se não for corrigida, pode acarretar diversos problemas, como o bebê não mamar direito, demorar a consumir alimentos sólidos e, futuramente, adquirir problemas na fala. De acordo com odontopediatras, pode levar até a riscos de engasgos e asfixia da criança.

A lei na prática
Apesar da Lei já existir, ainda falta um protocolo de atendimento a ser seguido pelos profissionais. Segundo o Dr. Ismael Lucas Pinto, do CRO-DF, a realização do teste deve ser responsabilidade do cirurgião-dentista. De acordo com ele, o ideal seria que todas as crianças ao nascerem fossem submetidas à realização do exame de Coagulograma, seguindo, se possível, o protocolo abaixo.

1. Todas as crianças devem ser examinadas por um CD ao nascerem.
2. Sendo necessário, o CD realiza a cirurgia de liberação da língua.
3. Na impossibilidade de contatar um CD, ou ausência temporária de um CD, na equipe multiprofissional, o diagnóstico pode ser feito por um fonoaudiólogo ou médico.

Riscos e precauções
O Dr. Ismael Lucas Pinto ressalta a importância de contar com uma equipe multiprofissional, pois a correção embora pareça um procedimento simples, o que é na maioria dos casos, pode ter peculiaridades em diferentes tipos de freios linguais, com distintos calibres e grau de fibras e densidade.

fonte: Associação Brasileira de Odontologia, com informações do CRO
imagem retirada de http://www.abo.org.br/site/#/noticias/2015/10/teste-da-linguinha-e-lei