Notícias

Aqui você confere todas as notícias do ramo odontológico.

Profilaxia: limpeza periódica garante saúde bucal e sorriso branco.

Notícias

Profilaxia: limpeza periódica garante saúde bucal e sorriso branco.

Nada como um belo sorriso para alegrar o dia de alguém. Manter a saúde bucal requer cuidados diários e atenção, mas como recompensa você terá dentes brancos, gengiva rosada e hálito fresco. Além dos cuidados diários realizados em casa, outra maneira de garantir um sorriso saudável, é por meio de um controle de dieta e da profilaxia dental periódica, a famosa ‘limpeza’.

A limpeza dos dentes, feita em consultórios de dentistas, é parte essencial da prevenção de cáries, gengivite e outros problemas bucais. Por mais que se escove os dentes da melhor maneira possível, com auxílio do fio dental e de enxaguantes, ninguém está totalmente livre do acúmulo da placa bacteriana e do tártaro. Se nada for feito, este acúmulo pode levar a processos inflamatórios e evoluir para uma periodontite, que pode até mesmo causar a perda dos dentes.

Para evitar que casos como esse estraguem seu sorriso, é importante realizar a profilaxia dental pelo menos duas vezes ao ano. No consultório, a limpeza pode ser feita com um tipo de escova elétrica, com o uso de uma pasta especial, dente por dente, de forma individualizada, para remover completamente todas as sujeiras.

Passo a passo:
A profilaxia, na maioria das vezes, é fortalecida com o uso de um "jato" de bicarbonato de sódio ou com aplicação de flúor, além da ‘tartarectomia’, que nada mais é que a raspagem para remoção de tártaro com auxílio de aparelho de ultrassom. Com o avanço das tecnologias, hoje, o processo gera muito pouco desconforto e apenas aqueles que têm dentes e gengivas muito sensíveis precisam de anestesia.

A raspagem, é a primeira etapa da limpeza feita em consultório. Com o auxílio de um espelho, ela é capaz de remover a placa bacteriana em locais quase inacessíveis ao fio dental. Retirando a sujeira acumulada, reduz-se drasticamente o desenvolvimento de inflamações na gengive e raíz dos dentes (gengivite e periodontite). Para realizá-la, o dentista pode passar nas gengivas uma espécie de anestesia em pasta, que adormece a região e reduz quase a zero o desconforto dessa fase.

A aplicação de bicarbonato é a segunda etapa da profilaxia. Ela reforça a remoção de placa bacteriana e tártaro por um aparelho que faz uso de jatos d’água e partículas de bicarbonato de sódio são lançadas aos dentes em grande velocidade. A aplicação é totalmente indolor - muitos ainda afirmam que gostam da sensação!

A aplicação do flúor é a última parte da limpeza profissional. Ele garante que seus dentes fiquem protegidos por um tempo prolongado ao sair do consultório.

Prevenir é sempre melhor que remediar. Nesse caso, é inclusive mais barato. A profilaxia é um dos procedimentos de menor custo da odontologia, ainda mais se comparada a tratamentos restauradores. Uma pessoa sem nenhum tipo de problema odontológico, que realiza a higiene diária adequada e faz a limpeza no consultório duas vezes por ano, tem sua chance de desenvolver uma cárie reduzida a quase zero. Vale a pena se cuidar para distribuir alegria em forma de sorrisos por aí, não vale?

Fonte: http://www.clinicaodontoquality.com.br/blog/profilaxia_limpeza_periodica_garante_saude_bucal_e_sorriso_branco.html. Acesso em: 18/01/2016.