Notícias

Aqui você confere todas as notícias do ramo odontológico.

O legado da Osseointegração

Notícias

O legado da Osseointegração

A Odontologia deu um passo gigantesco há 50 anos com a descoberta do fenômeno da Osseointegração. A partir de então, a Implantodontia abriu todo um horizonte de possibilidades para a Reabilitação Oral dos nossos pacientes, com técnicas previsíveis e seguras.

Essa transformação foi um marco também para a Prótese Dentária, uma vez que a prótese sobre implantes passou a ser um dos trabalhos mais realizados em nossas clínicas. Podemos dizer que Implantodontia e Prótese Dentária caminham hoje lado a lado, de forma inseparável.

Diante de tal cenário, como explicar a postura de algumas instituições que ainda dedicam tão pouco tempo em seus cursos de graduação para o ensino dessas duas disciplinas? Depois de meio século de estudos clínicos e laboratoriais, o legado da Osseointegração não pode ser guardado em uma caixa acessível somente aos especialistas.

Sabemos que o Brasil conta com excelentes profissionais – dentistas e TPDs – que fazem a Odontologia brasileira ser reconhecida entre as melhores do mundo. Mas, não podemos nos iludir pela qualidade que vemos no circuito internacional de palestrantes. Dentro do País, o nível médio dos nossos profssionais ainda está muito aquém das nossas necessidades, infelizmente.

No dia em que a Implantodontia se tornar uma disciplina obrigatória na graduação, bem como o ensino básico da prótese sobre implantes, nossos cursos de pós-graduação poderão se concentrar no aprofundamento do maravilhoso universo destas especialidades. Será um ganho enorme para a Odontologia.

Os implantodontistas e protesistas do futuro estão sendo formados agora, neste exato momento. O conhecimento está todo aí, à disposição de todos. O que estamos esperando para repassar todo esse tesouro às novas gerações?

Espero que, nos próximos 50 anos, aprendamos a compartilhar melhor o legado da Osseointegração.

fonte: INPN, escrita por Marco Antonio Bottino
imagem retirada de http://www.vitalodontoimplantes.com.br/artigo/osseointegracao-do-implante-dentario/7/