Notícias

Aqui você confere todas as notícias do ramo odontológico.

Implantes – Técnica Cirúrgica

Notícias

Implantes – Técnica Cirúrgica

Implantodontia é o ramo da odontologia que recupera espaços edêntulos através da inserção de próteses. Isso se dá implantando um parafuso de material biocompatível no interior do osso na área onde ficava o dente perdido.

Esse material biocompatível é o titânio. Ele tem a capacidade da osseointegração, isto é, fundir-se ao osso. A osseointegração deve-se a ‘incapacidade’ do organismo em detectar o titânio, devido a suas características bioinertes, assim, não acontece a formação de tecido fibroso em volta do implante, permitindo assim o crescimento ósseo ao redor do mesmo, formando um contato íntimo osso e implante.

O descobridor da osseointegração foi o médico sueco PI Bränemark; ao inserir lâminas de titânio na fíbula de coelhos, em suas experiências, relatou um certa dificuldade na hora de remove-las. Ao estudá-las, notou a intimidade entre osso e titânio. Dr. Bränemark residiu no Brasil, em Bauru, onde criou um centro de pesquisa em Implantodontia.

“Desde 1960, surgiram vários tipos de implantes; porém os implantes de titânio osseointegrados foram os mais bem sucedidos, com taxas de sucesso de até 95%. Com a implantodontia são feitas desde reabilitações unitárias até grandes reabilitações totais”.

fonte: Ortoblog
imagem retirada de http://clinicadeimplantes.com.br/