Notícias

Aqui você confere todas as notícias do ramo odontológico.

Implantes dentais: 03 cuidados antes de fazer

Notícias

Implantes dentais: 03 cuidados antes de fazer

A perda dental pode ser recuperada com implantes dentais. A técnica que é bastante segura e que hoje têm índices de sucesso próximos de 96% devolve estética e função mastigatória com muita previsibilidade. No entanto, há 3 cuidados que você precisa ter antes de fazer implantes dentais. Se você quer ter um tratamento seguro e sem surpresas desagradáveis no futuro fique atento.

O primeiro cuidado é ter exames de imagem e de sangue realizados, atualizados e de boa qualidade. O especialista em implantes vai solicitar esses exames e é a partir deles que seu planejamento será realizado. É importante ressaltar que a estrutura da face, dos ossos e das gengivas podem ser avaliadas pelos exames físicos (aqueles realizados na cadeira do dentista), mas os exames de imagem revelam a estrutura bi e tridimensional que cada candidato a implantes dentais possui. Os exames de sangue ajudam o dentista a ter certeza de que o paciente está apto a receber os implantes. Os principais riscos estão relacionados a cicatrização. Assim as plaquetas e as células de defesa em geral precisam estar dentro dos índices de normalidade. Há outros fatores de importância também, mas quem deve melhor te orientar é o seu dentista de confiança.

O segundo cuidado é ter informações seguras sobre marcas, tipos de implantes e mesmo tipos de próteses que você está adquirindo. É importante lembrar que a habilidade do dentista é fundamental, assim como seu conhecimento técnico sobre implantes, mas há de se considerar que há dezenas de materiais, tipos de implantes, tipos de prótese sobre implantes, tipos de dentes, etc. Cada material possui indicações específicas e se comportam melhor para algumas pessoas. Entender o que vai ser instalado em seu corpo pode evitar decepções futuras. Depois de entender tudo isso ainda há um cuidado especial: tenha um contrato com seu dentista onde esses componentes, prazos de tratamento, formas de pagamento e demais detalhes do seu caso estejam registrados. Essa segurança serve para o dentista e também para o paciente, além de ser uma exigência legal.

O terceiro e o mais importante cuidado é: confie no seu dentista. A escolha do profissional que vai cuidar de sua saúde é o principal fator de sucesso de qualquer tratamento. Nesse quesito algumas dicas importantíssimas são:

1 – Converse com amigos e busque indicações. Os bons profissionais deixam boas impressões em seus pacientes e esse é um ótimo indicador.
2 – Ao conversar com seu dentista, veja se ele está só querendo te agradar fazendo um monte de promessas ou se ele realmente pondera o que é melhor para você, o que há de limitação para seu caso e se a sua condição de saúde está propícia para fazer implantes com segurança, e
3 – Fuja de promessas fáceis: preço baixo e facilidades excessivas geralmente são artifícios obscuros para conquistar pessoas inocentes ou desavisadas. Lembre-se que a odontologia é uma profissão e que, como todas as outras, ninguém trabalha de graça. Desconfie de exames gratuitos, promessas fáceis e, principalmente, falta de clareza quanto ao primeiro e segundo ítens desse artigo.

O que a grande maioria dos dentistas querem é te ver sorrindo feliz, com segurança e, também, realizarem trabalhos justos.

fonte: Mundo da Odontologia
imagem retirada de http://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/2015/09/dia-do-idoso-tera-programacao-especial-nas-unidades-de-saude-em-cariacica.html