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Excesso de clientes: entenda os motivos e saiba como agir

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Excesso de clientes: entenda os motivos e saiba como agir

Existem dois grandes problemas em consultórios e clínicas: falta de clientes e clientes demais. Costumamos chamá-los de “o mau problema” e o “bom problema”, porém, ambos necessitam de solução.

Identificar os motivos para o excesso de agendamentos é o primeiro passo, e as causas podem ser: competência técnica e administrativa que levou ao aumento de indicação espontânea, atendimento de muitos convênios, alto poder de captação através de algum tipo de ação de comunicação etc. Independentemente disso (até porque a discussão de cada um não caberia nestas linhas), o grande problema está no fato da nossa capacidade de atendimento ser, na maioria dos casos, limitada e centralizada em um só profissional.

Quando isso ocorre, é comum a atitude reativa de aumentar a equipe (formalizar parceria com outros profissionais), porém, também é corriqueiro os clientes relatarem que essa ação não foi efetiva, pois eles não querem ser atendidos por outro dentista. Resumindo: serviços profissionais possuem personificação, ou seja, é quase sinônimo de uma pessoa. Este paradigma deve ser contestado e enfrentado, pois o dentista precisa saber que existe um limite humano para o seu trabalho – ele também adoece, viaja, tem férias, envelhece, e seus clientes não suportarão mais tanta espera.

Se até o renomado cirurgião-plástico Ivo Pitanguy, que é referência em sua área, montou uma equipe, fazendo com que sua clientela realizasse as cirurgias com outros profissionais, por que você não conseguiria? Tudo é uma questão de como a equipe de atendimento é contratada e treinada, como os outros profissionais são apresentados e como o cliente é atendido por eles.

O que é realmente relevante para o seu cliente é o conjunto de atitudes que você tem. Se estas atitudes fizerem parte de toda a equipe, ele continuará sendo bem atendido e a capacidade de agendamento do seu negócio poderá ser replicada.

fonte: inpn, escrita por Marinho Pinheiro Teixeira
imagem retirada de http://casadaconsultoria.com.br/marketing-de-relacionamento-o-que-e-vantagens-e-como-usar-em-sua-empresa/