Páscoa e saúde dental: uma combinação possível

Compartilhe:

É inevitável não associar o feriado de Páscoa ao exagerado período de consumo de chocolates. Mais difícil ainda é encontrar alguém que não goste! E os cuidados com os dentes devem ser proporcionais ao aumento do consumo: ou seja, redobrados. Por isso, a DENTFLEX vai dar dicas sobre a higienização bucal e alguns alertas. Confira!

- Dica número 1 e básica em qualquer período: capriche na escovação dos dentes. Para isso, evite comer chocolate parcelado, ao longo do dia, opte por comer de uma vez a quantidade desejada. “Assim, é possível realizar a higienização logo em seguida, evitando o acúmulo de açúcares, ambiente favorável à formação das cáries”, alerta Correia.

- Dica número 2: prefira os chocolates meio amargos. Eles têm uma adição menor de açúcar, além de serem mais saudáveis e apresentarem uma série de benefícios. “Os chocolates brancos ou acompanhados de caramelo são os menos indicados para consumo em relação à limpeza dental. O primeiro por conter muito açúcar na fórmula, já que é isento de cacau, e o segundo por grudar com mais facilidade nos dentes”, afirma o profissional, que é dentista em Curitiba há 19 anos.

- Dica número 3: evite o consumo de chocolate à noite. Como já dissemos anteriormente em nosso blog, esse é o período em que os dentes ficam mais tempo sem escovação e é quando a boca produz menos saliva, deixando-a mais seca e propícia ao aparecimento de cáries.

- Dica número 4: oriente as crianças. Ficar de olho nos pequenos e orientá-los quanto às escovações frequentes é fundamental para que problemas não apareçam posteriormente. Atente ao fio dental e ao uso do enxaguante bucal, quando necessário.

- Dica número 5: não esqueça de visitar o seu dentista periodicamente! Independentemente da época, a visita regular previne doenças bucais e garante uma boca mais saudável!

Com esses conselhos já é possível manter a saúde bucal na época da Páscoa.

Dr. Sergio Correia, Formado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1997. Professor do Curso de Resolução Cirúrgica de Dentes Inclusos ABO-PR. Especialista em Dentística Restauradora ABO-PR (Latu Sensu). Especialista em Periodontia ABO-PG (Latu Sensu). Credenciado Sistema Neoguide de Implantes. Pós Graduado em Implantes Ilapeo/PR. Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE). Membro International Federation of Esthetics Dentistry (IFED).

Fonte: Sérgio Correia Estética e Periodontia. Disponível em: https://www.clinicasergiocorreia.com.br/pascoa-e-saude-dental-uma-combinacao-possivel/. Acesso em: 20/02/2019.