Odontologia além do mocho: afinal por onde começar?

Compartilhe:

Nunca esteve tão em alta o assunto de Gestão de Marketing em Odontologia. Também não é para menos, nunca nossa profissão viveu um cenário tão difícil e o gerenciamento inteligente dos recursos foi tão necessário. Mas afinal, de que estamos falando? Aumentar a demanda de pacientes no consultório? Melhorar as vendas? Muitos acham que resumidamente é isso. Em certo momento sim, porém temos um longo caminho a percorrer até ai.

Como todo negócio o ideal é começar com a elaboração de um Plano de Negócios, seja na sua concepção, quando se está começando a carreira ou no renascimento, se o caso for se reinventar. Definir seu conceito, sua identidade, de acordo com seu cliente alvo e com horizonte que deseja para o futuro é o primeiro passo. Toda caminhada precisa ter uma direção e nosso melhor norte é o nosso sonho. Sonhar é fundamental. Você tem sonhado com o quê? Quais são seus planos para chegar lá?

Essa fase requer muito estudo e planejamento, analisar o mercado, a economia, concorrências já instaladas e tradicionais, novos entrantes, possíveis inovações, fornecedores e perfil dos clientes. Assim, demarcar seus objetivos e estratégias elencando fatores críticos ao sucesso e que diferenciais pode oferecer, infraestrutura necessária, além da relação e precificação dos serviços da clínica. Vamos considerar que até aqui a formalização do consultório através da abertura do CNPJ, contrato de sociedade (quando for o caso), alvará de localização e sanitário, PPCI e abertura de conta bancária já estejam encaminhados.

É isso mesmo caro colega! Vamos abrir as portas do consultório e ir ao trabalho! Temos bastante trabalho pela frente! Nossos pilares serão, a partir de agora, Marketing, Pessoas e Finanças. São muitas coisas para organizar e implementar: cliente interno e externo, equipe de trabalho, parcerias, plano de cargos e salários, benefícios e regulamentação de pessoal. Fluxo de caixa, centro de custos, contas a pagar e receber, capital de giro, estruturação de processos, aposentadoria e muitos outros assuntos.

Por Alan Binotto: especialista em Ortodontia (Uningá – PR), com MBA em Gestão Empresarial (FGV), Mestre em Ensino Odontológico e Doutor em Ortodontia pela Ulbra; Diretor do Instituto Eleva de Ensino e Sócio Consultor da Business & Dental.

Fonte: Dental Press. Disponível em:  https://www.dentalpress.com.br/portal/por-onde-comecar-alan-binotto/. Acesso em: 16/07/2018.