Odontologia 3D: conheça a tecnologia odontológica que consegue projetar os dentes pelo computador

Compartilhe:

Recentemente, a tecnologia tridimensional chegou ao âmbito da odontologia, permitindo assim, que confecções de dentes fossem previamente projetadas pelo computador. Você já ouviu falar na odontologia 3D? Para entender um pouco mais sobre o assunto, conversamos com a odontologista especializada em ortodontia e implantodontia, Renata Paraguassu. Veja a seguir!

ENTENDA COMO FUNCIONA A ODONTOLOGIA 3D

A odontologia 3D funciona trazendo o que há de mais moderno e tecnológico dentro da odontologia. “Através da transposição da situação encontrada na boca para o ambiente virtual, pode-se aumentar a agilidade e precisão na execução dos fluxos de trabalho do dentista”, explica Renata. Os softwares da máquina permitem a projeção de dentes personalizados, atendendo, assim, às necessidades de todos os pacientes.

OS BENEFÍCIOS QUE ESSA TECNOLOGIA TRARÁ AO PACIENTE E AO DENTISTA

Segundo Renata, essa tecnologia propõe melhor conforto, rapidez e segurança ao paciente e ao dentista. A odontologista explica: “Conforto, pois, ele substitui a moldagem tradicional. Rapidez, pois, reduz o tempo no processo de execução de etapas como enceramento, e durante as provas. E segurança pois com a odontologia 3D o profissional é capaz de vislumbrar o efeito final do tratamento, visto que existe uma previsibilidade maior”, esclarece.

SAIBA O QUE É LEVADO EM CONTA NA HORA DE PROJETAR ALGUM DENTE

Como já dito, os softwares da máquina realizam a impressão de acordo com as necessidades de cada paciente, por isso, Renata explica: “É levado em conta o perfil facial analisado e a harmonia com os outros dentes do paciente”. Além disso, a odontologista ressalta: “É importante dizer que também é levada em consideração a parte subjetiva, isto é, o que diz respeito ao olhar e gosto do próprio paciente”.

COMO É REALIZADO O PROJETO?

Renata explica que o projeto é realizado através do escaneamento intra-oral da área a ser trabalhada, seguido pelo uso de softwares próprios para confecção do enceramento digital, prova (mock up) e apresentação do projeto ao paciente. Estando tudo de acordo, através do uso de fresadoras, o trabalho final é obtido e pode ser instalado. “É um fluxo de trabalho rápido e eficaz”, garante.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Renata Paraguassu - Odontologista especializada em ortodontia, ortopedia funcional dos maxilares e implantodontia.
Rio de Janeiro – RJ
CRO-RJ: 24711

Fonte: Sorrisologia. Disponível em: https://www.sorrisologia.com.br/noticia/odontologia-3d-conheca-a-tecnologia-odontologica-que-consegue-projetar-os-dentes-pelo-computador_a9038/1. Acesso em: 03/05/2019.