Inovação no modelo de negócio da clínica odontológica

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Muitas vezes vejo os profissionais de Odontologia se perguntado como fazer para gerar inovações no modelo de negócio e, assim, ter maior valor percebido aos olhos dos clientes atuais e prospects. Então, vou jogar algumas sementes que podem servir como início de uma nova forma de pensar e, quem sabe, tiro da inércia alguns destes esforçados profissionais que estão tentando oferecer mais e se diferenciar.

Vamos iniciar com a priorização do que considero oportunidades de geração de valor, baseado no livro “Business Model Generation – Inovação em modelos de negócios”, de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur. Dessa forma, vou citar apenas alguns itens que podem ser capazes de fertilizar suas ideias na criação de valor.

Fazendo o que deve ser feito

Os seus clientes precisam de tempo para realizar o que precisam realmente fazer e você pode ajudá-los. Imagine que possui uma radiologia e seus clientes são dentistas, veja o quanto pode trabalhar para economizar o tempo deles, seja pensando na melhoria dos laudos, na forma de entrega, no tempo de entrega, no feedback telefônico para emergências, no controle da documentação, sendo realizada por você e não por ele. Enfim, dê ao cliente tempo para que ele faça o que precisa ser feito e provavelmente vai fidelizá-lo em um piscar de olhos.

Acessibilidade

Tornar serviços acessíveis é uma forma de criar valor, embora toda vez que se fala em acessibilidade se pensa em preços. Pode ser muito mais que isso, ou seja, formas de pagamento, atendimento em casa, clínicas desenhadas para receber idosos e deficientes, preços melhores em horários pouco requisitados, entre outros recursos.

Redução de riscos

Na saúde, um dos itens mais compartilhados no boca a boca é a redução do risco, ou seja, as pessoas desejam garantias para o risco de defeitos e reparos. Vejo que os profissionais são capazes de trabalhar o tempo todo gerenciando estes riscos e atendendo as necessidades, mas sem jamais propagar esse fato como um benefício de seu serviço. Você sabe que parte disso é possível assumir e para a outra parte existem seguros, assim, que tal usar algum selo de garantia e assumir que os riscos em seu negócio são garantidos?

Cláudio Gonçalves

Criador de um modelo específico de consultoria em marketing de serviços e comunicação para profissionais da saúde, atua junto as áreas da Medicina e Odontologia desde 1994. Sócio-fundador do Altera – Centro de Inteligência em Serviços e responsável pelas áreas de marketing estratégico e comunicação.

Fonte: Implant News Protese News. Disponível em: http://www.inpn.com.br/Materia/OdontologiaNegocios/131959. Acesso em: 30/04/2019.