Férias só da escola, da saúde bucal não

Compartilhe:

O inverno chegou, e com ele vêm as férias escolares do meio do ano, oportunidade boa para curtir a estação e passear bastante com a família e os amigos. As crianças e os adolescentes adoram, se divertem e saem da rotina da escola. Só que alguns saem da rotina dos hábitos de cuidados com a saúde bucal, o que é super errado. Aliás, esta época é recheada de delícias e guloseimas que pedem ainda mais cuidado com a boca e os dentes.

Acompanhe nossas dicas para que o sorriso da criançada e dos jovens se mantenha belo e saudável.

Manter alimentação e escovação saudáveis

A falta de horários escolares não pode ser motivo para displicência com a higiene dental (escovação completa com creme dental e uso do fio dental) ou com as refeições. Ouviram bem, mamães, papais, avós, tios e quem mais é responsável pela criançada e pela rapaziada? Evite deixar que eles abusem de doces, carboidratos e alimentos muito gordurosos – atenção redobrada nos que possuem excesso de corante, eles são um prato cheio para o desenvolvimento de cáries.

Cuidados na prática de atividades físicas e brincadeiras

Outro ponto de atenção que os adultos precisam ter nesta época do ano é quanto às atividades físicas e brincadeiras que os pequenos e os adolescentes gostam de se divertir. Alertá-los quanto aos riscos é essencial (evitar empurrões nos jogos de contato físico, jamais pular do balanço em movimento ou sempre sair da piscina pela escadinha), assim como usar protetor bucal e capacete nas práticas de esportes radicais (skate, bicicleta, patins etc).

Caso algo não saia como planejado…

E se algum incidente acontecer acarretando um traumatismo dentário (caiu de boca no chão, por exemplo) esteja preparado e aja rápido nas primeiras horas. Ligue para o dentista da criança e leve-a imediatamente para uma consulta. Se tiver quebrado o dente, coloque o pedaço num recipiente com água ou leite e também leve o acidentado logo para o dentista.

Férias não podem significar sair da rotina, dos cuidados diários que você já tem e ensina às crianças e aos adolescentes que é importante de se ter. E ao final do período de descanso, levá-los para uma consulta de rotina no dentista é essencial, apenas para verificar se algo na saúde bucal precisa de manutenção. Até porque, prevenir é muito melhor do que remediar, não é mesmo?

Boas férias a todos, pessoal! Aproveitem bastante o descanso!

Fonte: Mr. Clean Odontologia e Saúde. Disponível em: http://odontologiaesaudebh.com.br/ferias-so-da-escola-da-saude-bucal-nao-ok/. Acesso em: 20/02/2019.