Conheça a importância da presença do Auxiliar de Saúde Bucal e Técnico de Saúde Bucal no consultório

Compartilhe:

A atuação do Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) e do Técnico de Saúde Bucal (TSB) na prática clínica é fundamental. Essa é a dica e a recomendação da Dra. Lusiane Borges, cirurgiã-dentista e biomédica, ASB/TSB Formação e Prática da Equipe Auxiliar, da Editora Elsevier. Mas, segundo ela, muitos cirurgiões-dentistas podem desconhecer a relação custo benefício de trabalhar conjuntamente com um profissional auxiliar. E não é só isso.

Segundo a especialista, cirurgiões-dentistas que trabalham com auxiliares apresentam uma produtividade média de 112% superior à dos que trabalham sozinhos. “É preciso delegar tarefas ao ASB e ao TSB, fazendo com que atividades clínicas e administrativas sejam desenvolvidas de forma mais eficaz e com maior e melhor aproveitamento de tempo”, diz.

Dra. Lusiane afirma que a presença do ASB e do TSB no atendimento odontológico potencializa a qualidade, a confiabilidade e a segurança do serviço prestado.

Esses profissionais, de acordo com a autora, também devem buscar por novos conhecimentos. Ela explica que a odontologia passa por constantes modificações e para que a equipe auxiliar consiga acompanhar o cirurgião dentista, necessita de educação continuada, com destaque para temas de prevenção e segurança do paciente e do profissional.

“Um exemplo atual é a odontologia hospitalar, pois, atualmente, a importância do cirurgião dentista em ambiente hospitalar é indiscutível e confere menor taxa de mortalidade e morbidade, além da prevenção de infecções generalizadas por meio do controle de biofilme na cavidade bucal”, afirma.

A cirurgiã-dentista acrescenta que o TSB também está inserido nesse contexto e precisa se capacitar. “Cursos de especialização para o TSB em odontologia hospitalar em algumas escolas técnicas já são uma realidade atual no Brasil”, conclui.

Fonte: O Dentista Acadêmico. Disponível em: http://www.odentistaacademico.com.br/2016/08/conheca-importancia-de-asb-e-tsb-no.html. Acesso em: 07/02/2019.