Concussão Dentária: o que é isto?

Compartilhe:

Concussão dentária é o traumatismo que não leva, de imediato, a qualquer alteração anatômica ou funcional do dente. Exceto por uma eventual sensibilidade dolorosa que desaparece após algumas horas, com ou sem analgésicos.

Na concussão dentária, há uma força intensa e súbita sobre a estrutura dentária e alveolar, mas não suficiente para fraturar o dente ou o osso do processo alveolar dos maxilares. Na concussão dentária, a força do traumatismo se concentra em um único ponto ou região muito pequena, lesando-a focalmente, de forma significativa.

Para uma compreensão mais precisa da concussão dentária e de suas consequências, torna-se fundamental entender que as suas forças diferem completamente das forças originadas a partir do trauma oclusal, bem como das aplicadas durante o movimento ortodôntico. São três situações completamente diferentes.

A concussão dentária NÃO é induzida pelo tratamento ortodôntico ou pelo trauma oclusal, representa uma forma de traumatismo dentário. Um dos principais fatores preditivos de reabsorção dentárias mais severas em dentes isolados durante o tratamento ortodôntico.

Em muitos casos, a concussão dentária ocorre durante o tratamento ortodôntico. O profissional deve adotar um protocolo de conduta para controlar e/ou indicar o paciente ao endodontista, para a tomada de providência clínica. Os pacientes devem ser conscientizados sobre a importância de se consultar um profissional frente ao menor traumatismo ou batidas acidentais, nos dentes.

Fonte: Cetro Online. Disponível em: http://www.cetrobh.com/2017/05/voce-sabe-o-que-e-concussao-dentaria-fique-por-dentro.html. Acesso em: 11/07/2017.