Comunicação Buco-Sinusal: sintomas e tratamento

Compartilhe:

A comunicação buco-sinusal é uma complicação pós-cirúrgica que pode acontecer quando a pessoa se submete à extração de um dente de cima (geralmente o segundo pré-molar, os molares e o siso).

Como o próprio termo sugere, a comunicação buco-sinusal é uma ligação não desejada entre a boca e o seio maxilar, um buraco que passa a ligar essas duas regiões anatômicas. O seio maxilar é uma região “oca” que fica acima dos dentes superiores.

Muitas vezes as raízes dos dentes superiores estão muito próximas da parte de baixo do seio maxilar. Não são todas as pessoas que apresentam essa proximidade, mas quando apresentam, há uma chance de, ao dente ser extraído, uma comunicação buco-sinusal acontece.

Como saber se aconteceu uma comunicação buco-sinusal?

É possível visualizar este tipo de problema a partir de uma radiografia. Outra forma bem comum, e que pode ser utilizada no momento da extração, é fazer o teste da “expiração forçada”. Essa manobra consiste em tapar o nariz do paciente e pedir para ele fazer força, como se fosse assuar o nariz; se sair ar do alvéolo (o buraco onde estava o dente) fica confirmada a comunicação buco-sinusal.

Quais são os sintomas mais comuns?

• Sinusites recorrentes;
• Bebida sair pelo nariz ao ingerir líquidos;
• Voz nasalizada;
• Transtornos ao ingerir líquidos e alimentos;
• Mau hálito;
• Coriza;
• Paladar alterado;
• Nariz trancado somente de um lado;
• Dor na face e dor de cabeça;
• Tosse noturna.

Qual o tratamento?

Imediato: se a comunicação for notada ainda durante a extração, primeiramente o cirurgião-dentista precisa verificar se o seio maxilar está normal (se não há nenhum corpo estranho dentro dele). Sendo assim, ele fará na hora a aproximação dos bordos da mucosa para fechar o alvéolo e eliminar a comunicação.

Tardio: se a comunicação não foi percebida na hora da cirurgia, o cirurgião dentista vai tratar, primeiramente, qualquer possível infecção. Feito isso, será realizada uma nova cirurgia em que um retalho de mucosa, geralmente retirado do céu da boca, será colocado sobre a comunicação com o objetivo te tapa-la.

Uma comunicação buco-sinusal pode se fechar sozinha?

Existe a possibilidade de isto acontecer até 48 horas após a cirurgia, caso a comunicação seja muito pequena. Mas a resolução desse tipo de problema geralmente necessita de uma nova intervenção cirúrgica.

Quais as recomendações pós-operatórias?

Se você fez uma cirurgia para reparar uma comunicação buco-sinusal, você não deve assuar o nariz, nem realizar bochechos. A alimentação deve ser líquida e/ou pastosa. Os pontos serão removidos depois de uma semana, e seu dentista pedirá que você retorne periodicamente para acompanhar o caso.

Fonte: Blog Medo de Dentista. Disponível em: http://medodedentista.com.br/2012/10/comunicacao-buco-sinusal-sintomas-e-tratamento.html. Acesso em: 30/11/2016.