“Bolinhas” no fundo da língua

Compartilhe:

Por algum motivo, certo dia você resolveu colocar a língua para fora e olhar bem no fundo da garganta… todo mundo já fez isso alguma vez na vida. Amígdalas (tonsilas palatinas), ok. Campainha (úvula), ok. Garganta limpa, sem aspecto de inflamação… MAS DE ONDE VIERAM ESSAS BOLHAS NO FUNDO DA MINHA LÍNGUA?
O que são essas bolinhas no fundo da lingua?

É natural a preocupação, principalmente se você encontra algo no seu corpo que nunca viu antes. Essas bolinhas na verdade são papilas gustativas, as papilas circunvaladas (ou caliciformes). E por que elas estão inchadas? Não estão. Elas são grandes assim mesmo… é que você nunca tinha percebido. Elas são bem maiores que as demais papilas e ficam bem na base da língua, distribuídas em forma de V.

As papilas circunvaladas são responsáveis por sentir o gosto amargo. Pode perceber… o amargo a gente sente bem no fundo da garganta. São elas trabalhando.


Em resumo: as bolinhas no fundo da língua não têm cura porque não precisam de cura. Elas são totalmente normais e esperadas! De qualquer forma, sempre que você achar alguma coisa “estranha” na sua boca, não hesite em procurar um dentista para te examinar. Estamos aí para isso.

Fonte: Odonto Diva. Disponível em: https://odontodivas.com/2017/11/dentista-minuto-43-bolinhas-no-fundo-da-lingua.html. Acesso em: 08/06/2018.