Arco Lingual: vantagens e desvantagens

Compartilhe:

Arco Lingual:

O arco lingual é o dispositivo de ancoragem moderada mais usado para manter-se o comprimento e a largura da arcada inferior; é relativamente rígido e diminui o movimento mesial dos molares durante a retração dos caninos, dos pré-molares e do segmento anterior.

Esse aparelho pode ser fixo (soldado às bandas dos primeiros molares inferiores) ou removível (sustentados por caixas linguais nas bandas molares). O arco lingual ? confeccionado em fio de aço 0,036?, estendendo-se por todo o contorno lingual dos dentes da arcada inferior.

Se for utilizado para manutenção de espaços, deverá apoiar-se nos cíngulos dos incisivos inferiores; se for usado como ancoragem para a retração do segmento anterior, deverá estar separado de 3 mm a 4 mm do cíngulo.

Consta de duas alças de ajuste que permitem ao ortodontista encurtar, alargar, levantar ou baixar o fio.

Vantagens:

1. É um aparelho multifuncional e, além de servir como ancoragem moderada aos casos de extrações, possui outras formas de usar:
a) Ajuda a conservar espaços nos casos de perdas prematuras em dente temporário.
b) Controle da distância intermolar.
c) Rotação de molares.
d) Fixação de elementos auxiliares.
e) Inclinação para frente de incisivos inferiores.
f) Movimento distal de molares inferiores.

2. Econômico e fácil de confeccionar.

3. Com o desenvolvimento de adesivos ortodônticos ( sexta e sétima gerações), é feita a colocação de ancoragens de adesão direta diminuindo o número de consultas e o tempo de laboratório.

Fonte: Cetro Online. Disponível em: http://www.cetrobh.com/2015/10/arco-lingual-vantagens-e-desvantagens-veja-agora.html. Acesso em: 07/12/2016.

Desvantagens:

1. Invaginação do arco, caso não o observamos a distância de 1 mm a 2 mm entre as alças e a mucosa.
2. Tempo de laboratório.
3. Perda do aparelho removível.